segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Projeto de Extensão Dias de Cinema e Vídeo na UFAM em Benjamin Constant/AM



PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO: “Dias de Cinema e Vídeo na UFAM em Benjamin Constant”

SANCHEZ, Camilo Torres; SOUZA, J. S.


O projeto de extensão “Dias de Cinema e Vídeo na Ufam em Benjamin Constant, foi realizado no ano de 2007, especialmente no auditório do Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM, no município de Benjamin Constant/AM, sob a coordenação de professores e participação de acadêmicos. O texto apresenta a ementa, metodologia, público alvo, avaliação e resultados.



1.             EMENTA DA ATIVIDADE

Apresentação para a comunidade local, em especial crianças, a linguagem do cinema e vídeo para utilizá-los como instrumento de educação ambiental urbana, promovendo mudanças de atitude da comunidade perante problemáticas ambientais, de tecnologia e produção, culturais e de comunicação na área urbana de Benjamin Constant. Com sessões de duas horas de duração e posterior aplicação de instrumentos de motivação, pesquisa de atitude, debate e caracterização da plateia participante. Os discentes da universidade participam como moderadores nas reunião e atividades. Pretende-se formar plateia para atividades que como o cinema envolvem a presença dos participantes em sessões longas de mais de uma hora de duração.



2. ESTRATÉGIAS DA ATIVIDADE



2.1 ESTUDANTE

Reuniões entre os coordenadores e os discentes universitários participantes. Escolha do filme, assistindo este, e posterior discussão sobre a pertinência para a comunidade local e as melhores estratégias de comunicar as mensagens selecionadas a partir da apresentação do filme.

Analise do filme ou do vídeo para identificar os fatores a serem usados para provocar mudanças de atitude e opinião entre os comunitários.

Organização dos trabalhos de divulgação, mobilização e sensibilização da comunidade para a apresentação dos filmes, com acompanhamento dos professores participantes.



2.2 COMUNITÁRIOS

Divulgação através de ingressos e cartazes distribuídos de mão em mão, nas ruas e becos da cidade. Apresentação dos filmes pela equipe de professores e estudantes, e posterior aplicação dos instrumentos de motivação, pesquisa de atitudes, debates e caracterização da plateia participante.

Durante as sessões foram realizado sorteios de brindes (livros, brinquedos educativos e chocolates).

Reunião com lideranças e professores locais para definir o conteúdo e desenvolvimento da atividade no local da comunidade.



3. AVALIAÇÃO

Avaliação continuada dos alunos baseada na participação nas tarefas sugeridas pela coordenação e no alcance das muitas programadas para cada semana de atividade. 



4. DIFICULDADES

Foi detectado que as crianças não tinham o hábito de assistir vídeos longa metragem, isso nos levou a adotar a distribuição de brindes, para atrair e manter o público até ao final do filme.

Durante o período de abril a agosto de 2007 o prédio da Universidade foi submetido a reformas físicas que criaram riscos para a realização da atividade  em especial com crianças. A equipe reuniu e propôs a suspender esta com autorização da direção da unidade.

A cidade no horário noturno ficou mas insegura o que levou a equipe a pedir ajuda da polícia para vigiar as atividades realizadas a noite na praça central do município.



5. RESULTADOS ESPERADOS

Formar plateia para a atividade da cinema e vídeo entre os adultos, os estudantes universitários e as crianças da comunidade da cidade de Benjamin Constant.

Levar a atividade de cinema e vídeo para as escolas e locais de reunião comunitária da cidade.

Levar a atividade de cinema e vídeo para as comunidades rurais e indígenas no entorno da cidade.



6. RESULTADOS ALCANÇADOS

Conseguiu-se formar uma plateia permanente de crianças, todos os sábados no horário da manhã no auditório da universidade, criando a possibilidade da realização  de ações de outros projetos.

Foi levada a atividade de cinema e vídeo em três oportunidades para as comunidades rurais de Lauro Sodré ajudando a melhorar a qualidade do ensino nas escolas da comunidade.

A plateia formada entre a comunidade universitária foi associada a uma atividade curricular formal.

Realização de uma atividade no Centro Social Irmão Sol localizado no bairro Umarizal, com expressiva participação da crianças e adultos.

A atividade do projeto teve seu início em fevereiro/2007 antes mesmo da aprovação na PROEXTI/UFAM.

Participação no II Festival Internacional de Cinema Amazônico em Letícia, Colômbia.



7. OBSERVAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE

Contou-se com apoio da Rádio nova Onda FM para divulgar a atividade, com a realização da uma entrevista ao vivo com o coordenador da ACE para promover esta atividade no município.

Foi desenhado um folder informativo das atividades para distribuição entre os interessados na atividade.

Para incentivo aos participantes, foi confeccionado um ingresso próprio para a atividade que servia para divulgação e usado como controle de participação e na distribuição de dicionários e livros de contos entre as crianças participantes.

Foi desenvolvido um cartaz que era fixado semanalmente em locais da cidade como creches, escolas, conselho tutelar e áreas de lazer para divulgar a atividade.

Foi confeccionado um banner para divulgar a atividade em áreas públicas.

Foram produzidos vários questionários para avaliar a atitude das crianças assistentes perante questões trazidas pelo material audiovisual como ambiente, saúde, família, valores e outros.

Foi realizada a aplicação de formulários de registro dos assistentes para fins estatísticos como os seguintes itens: Nº, bairro, Sexo, Escolaridade, como soube da atividade, o meio de Transporte, sugestão de Filmes para outras sessões.

Foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas a atividade de cinema e vídeo na cidade de Benjamin Constant e um acompanhamento destas para detectar possíveis atividades de filmagem e produção de pequenos vídeos que serão levados a financiadores no futuro.



8. DESCRIÇÃO DA DINÂMICA DA ATIVIDADE

As atividades da ACE dias de cinema e vídeo na UFAM foram desenvolvidas com uma frequência semanal como está descrito no formulário de relatório. Foram apresentados vários filmes como constam a tabela anexa dirigidos a três públicos diferentes crianças, adultos e comunidade de menores em situação de risco e indígenas nas comunidades.

Estas atividades tomaram no seu desenvolvimento 60 horas, cumprindo assim o tempo para contagem dos créditos dos alunos participantes desta. Como os alunos participavam também das reuniões de planejamento as terças-feiras está claro que foi sobre passado o tempo exigido para contagem de créditos. A frequência de presença dos comunitários na atividade, começou com aproximadamente 15 crianças na primeira sessão de filme, com o passar do tempo e as estratégias de divulgação, alconçou-se  um total de 341 participantes e uma média de 24 pessoas registradas.

Nos outros dias quando não aparece registro de presença dos comunitários esta não foi registrado pelos organizadores mas estima-se que cerca de trinta pessoas participantes nesses dias em média, isso significa que em média 40 pessoas participaram nas atividades da ACE. A frequência dos estudantes foi registrada dando como resultado 6 estudantes por sessão assim são 5 estudantes os registrados para contagem do crédito neste relatório.



9. BIBLIOGRAFIA

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