PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO: “Dias de Cinema e Vídeo na
UFAM em Benjamin Constant”
SANCHEZ, Camilo Torres; SOUZA, J. S.
O
projeto de extensão “Dias de Cinema e Vídeo na Ufam em Benjamin Constant, foi realizado
no ano de 2007, especialmente no auditório do Instituto de
Natureza e Cultura – INC/UFAM, no município de Benjamin Constant/AM, sob a
coordenação de professores e participação de acadêmicos. O texto apresenta a
ementa, metodologia, público alvo, avaliação e resultados.
1.
EMENTA
DA ATIVIDADE
Apresentação
para a comunidade local, em especial crianças, a linguagem do cinema e vídeo
para utilizá-los como instrumento de educação ambiental urbana, promovendo
mudanças de atitude da comunidade perante problemáticas ambientais, de
tecnologia e produção, culturais e de comunicação na área urbana de Benjamin Constant. Com sessões de duas
horas de duração e posterior aplicação de instrumentos de motivação, pesquisa
de atitude, debate e caracterização da plateia participante. Os discentes da
universidade participam como moderadores nas reunião e atividades. Pretende-se
formar plateia para atividades que como o cinema envolvem a presença dos
participantes em sessões longas de mais de uma hora de duração.
2. ESTRATÉGIAS DA ATIVIDADE
2.1 ESTUDANTE
Reuniões
entre os coordenadores e os discentes universitários participantes. Escolha do
filme, assistindo este, e posterior discussão sobre a pertinência para a
comunidade local e as melhores estratégias de comunicar as mensagens
selecionadas a partir da apresentação do filme.
Analise do filme ou do vídeo para identificar os fatores a serem usados para provocar
mudanças de atitude e opinião entre os comunitários.
Organização
dos trabalhos de divulgação, mobilização e sensibilização da comunidade para a
apresentação dos filmes, com acompanhamento dos professores participantes.
2.2 COMUNITÁRIOS
Divulgação
através de ingressos e cartazes distribuídos de mão em mão, nas ruas e becos da cidade.
Apresentação dos filmes pela equipe de professores e estudantes, e posterior
aplicação dos instrumentos de motivação, pesquisa de atitudes, debates e
caracterização da plateia participante.
Durante as sessões foram realizado sorteios
de brindes (livros, brinquedos educativos e chocolates).
Reunião
com lideranças e professores locais para definir o conteúdo e desenvolvimento da
atividade no local da comunidade.
3. AVALIAÇÃO
Avaliação
continuada dos alunos baseada na participação nas tarefas sugeridas pela
coordenação e no alcance das muitas programadas para cada semana de
atividade.
4. DIFICULDADES
Foi
detectado que as crianças não tinham o hábito de assistir vídeos longa
metragem, isso nos levou a adotar a distribuição de brindes, para atrair e manter o público até ao final do filme.
Durante
o período de abril a agosto de 2007 o prédio da Universidade foi submetido a
reformas físicas que criaram riscos para a realização da atividade em especial com crianças. A equipe reuniu e propôs a
suspender esta com autorização da direção da unidade.
A
cidade no horário noturno ficou mas insegura o que levou a equipe a pedir ajuda
da polícia para vigiar as atividades realizadas a noite na praça central do município.
5. RESULTADOS ESPERADOS
Formar
plateia para a atividade da cinema e vídeo entre os adultos, os estudantes
universitários e as crianças da comunidade da cidade de Benjamin Constant.
Levar
a atividade de cinema e vídeo para as escolas e locais de reunião comunitária
da cidade.
Levar
a atividade de cinema e vídeo para as comunidades rurais e indígenas no entorno
da cidade.
6. RESULTADOS ALCANÇADOS
Conseguiu-se
formar uma plateia permanente de crianças, todos os sábados no horário da manhã no
auditório da universidade, criando a possibilidade da realização de ações de outros projetos.
Foi
levada a atividade de cinema e vídeo em três oportunidades para as comunidades
rurais de Lauro Sodré ajudando a melhorar a qualidade do ensino nas escolas da
comunidade.
A
plateia formada entre a comunidade universitária foi associada a uma atividade
curricular formal.
Realização
de uma atividade no Centro Social Irmão Sol localizado no bairro Umarizal, com
expressiva participação da crianças e adultos.
A
atividade do projeto teve seu início em fevereiro/2007 antes mesmo da aprovação
na PROEXTI/UFAM.
Participação
no II Festival Internacional de Cinema Amazônico em Letícia, Colômbia.
7. OBSERVAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE
Contou-se
com apoio da Rádio nova Onda FM para divulgar a atividade, com a realização da uma
entrevista ao vivo com o coordenador da ACE para promover esta atividade no
município.
Foi
desenhado um folder informativo das atividades para distribuição entre os
interessados na atividade.
Para incentivo aos participantes, foi confeccionado um ingresso próprio para a atividade que servia para divulgação e usado
como controle de participação e na distribuição de dicionários e livros de
contos entre as crianças participantes.
Foi
desenvolvido um cartaz que era fixado semanalmente em locais da cidade como
creches, escolas, conselho tutelar e áreas de lazer para divulgar a atividade.
Foi
confeccionado um banner para divulgar a atividade em áreas públicas.
Foram
produzidos vários questionários para avaliar a atitude das crianças assistentes
perante questões trazidas pelo material audiovisual como ambiente, saúde,
família, valores e outros.
Foi
realizada a aplicação de formulários de registro dos assistentes para fins
estatísticos como os seguintes itens: Nº, bairro, Sexo, Escolaridade, como
soube da atividade, o meio de Transporte, sugestão de Filmes para outras
sessões.
Foram
realizadas entrevistas com pessoas ligadas a atividade de cinema e vídeo na
cidade de Benjamin Constant e um acompanhamento destas para detectar possíveis
atividades de filmagem e produção de pequenos vídeos que serão levados a
financiadores no futuro.
8. DESCRIÇÃO DA DINÂMICA DA
ATIVIDADE
As
atividades da ACE dias de cinema e vídeo na UFAM foram desenvolvidas com uma
frequência semanal como está descrito no formulário de relatório. Foram
apresentados vários filmes como constam a tabela anexa dirigidos a três
públicos diferentes crianças, adultos e comunidade de menores em situação de
risco e indígenas nas comunidades.
Estas
atividades tomaram no seu desenvolvimento 60 horas, cumprindo assim o tempo
para contagem dos créditos dos alunos participantes desta. Como os alunos
participavam também das reuniões de planejamento as terças-feiras está claro
que foi sobre passado o tempo exigido para contagem de créditos. A frequência
de presença dos comunitários na atividade, começou com aproximadamente 15 crianças na primeira sessão de filme, com o passar do tempo e as estratégias de divulgação, alconçou-se um total de 341 participantes e uma média de 24 pessoas registradas.
Nos
outros dias quando não aparece registro de presença dos comunitários esta não
foi registrado pelos organizadores mas estima-se que cerca de trinta pessoas
participantes nesses dias em média, isso significa que em média 40 pessoas
participaram nas atividades da ACE. A frequência dos estudantes foi registrada
dando como resultado 6 estudantes por sessão assim são 5 estudantes os
registrados para contagem do crédito neste relatório.
9.
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