sexta-feira, 21 de agosto de 2015

1º Encontro do Comitê Estadual de Educação do Campo

Reunindo 17 instituições, comitê é instituído para debater e propor ações para a Educação do Campo no Amazonas

Foto: Eduardo Cavalcante (Asscom-Seduc)
Reunindo pesquisadores, professores do ensino básico e superior, gestores escolares, estudantes e representantes de movimentos sociais, teve início nesta quinta-feira (20), em Manaus, o 1º Encontro do Comitê Estadual de Educação do Campo. Recém instituído, o comitê abrange 17 instituições e tem a finalidade de discutir e estabelecer diretrizes para uma atuação consistente no segmento da Educação do Campo.

Promovido no auditório anexo da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, o encontro será concluído nesta sexta-feira (21) e servirá para socializar as experiências de Educação do Campo no Estado, debater o papel e definir as ações do comitê, no contexto amazônico, além de discutir a elaboração do regimento da organização e instituir sua coordenação.

Na abertura dos trabalhos, o representante da Seduc e coordenador estadual de Educação do Campo, professor Antônio Menezes, enfatizou a importância de se estabelecer um comitê estadual para o segmento. “Será um espaço importante para discutir, formular e implementar, em âmbito estadual, o controle social das políticas publicas em educação do campo. 

O comitê terá esse papel, reunindo instituições e representações para discutir questões específicas e soluções na mesma ordem”, afirmou.

Participando como palestrante no primeiro dia do encontro, o professor e doutor da Universidade Federal do Pará, Salomão Hage, entende que o campo é um espaço diferenciado do urbano e necessita de políticas específicas. 

“O campo é um espaço diferenciado onde se valoriza o conhecimento tradicional. Essa e outras características precisam ser levadas em consideração no momento da formulação de políticas públicas. Neste encontro discutiremos possibilidades para ampliar as garantias e o direito à educação à população que nele vive”, citou.

Comitê estadual – No Amazonas, o Comitê foi instituído pela portaria nº 301/2015 e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 11 de maio de 2015 para reunir entidades com o objetivo de discutir e estabelecer diretrizes para uma atuação consistente no segmento da Educação do Campo.

Abrangendo 17 organizações com atuação  no Amazonas, o Comitê conta com participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação Amazonense de Municípios (AAM), Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Amazonas Sustentável (Fas), Secretaria de Produção Rural (Rural), Conselho Estadual de Educação (CEE), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e demais organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário