segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Fórum de Secretários de Meio ambiente das Capitais Brasileiras publica Carta pela Sustentabilidade

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) Regional Norte terminou sexta-feira, 28, com a leitura e assinatura da Carta pela Sustentabilidade de Macapá. O documento foi assinado pelos sete secretários de Meio Ambiente das capitais do Norte, que se reuniram durante dois dias para trocar experiências e debater sobre os problemas relacionados às mudanças climáticas e emissões de gases de efeito estufa.

Com a carta, os secretários buscam melhorias das condições de acesso das cidades aos recursos federais destinados a projetos voltados para o enfrentamento das questões de mudanças climáticas, recursos hídricos, saneamento básico, resíduos sólidos, mobilidade urbana, poluição sonora e licenciamento ambiental, temas que foram abordados e discutidos durante o encontro. O documento também propõe ao Comitê Orientador do Fundo Amazônico (Cofa) “uma revisão das diretrizes e critérios das políticas operacionais do BNDES para o Fundo Amazônia, para que as prefeituras das capitais brasileiras do Norte, assim como Macapá, localizadas no bioma Amazônia, sejam órgãos elegíveis para submissão de propostas àquele fundo”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Herialdo Monteiro, falou sobre a importância do encontro ter sido em Macapá. “É um privilégio para nós ter sediado um fórum da grandeza e importância que é o CB27, pois é um reconhecimento do trabalho que está sendo executado na nossa cidade pela prefeitura, que fez com que empresas internacionais, como a WRI, nos convidassem para compor o seu programa de cidades resilientes à conservação internacional, onde teremos a consolidação dos programas da secretaria”.

Herialdo ressaltou ainda o que Carta pela Sustentabilidade trará de benefícios para a capital. “Esse documento é importante, pois nele foram definidas algumas prioridades de discussão sobre mudanças climáticas na Amazônia, sendo que Macapá entrou no contexto da discussão sobre a emissão de gases de efeito estufa”. A carta será apresentada como manifesto amazônico em defesa do clima na Conferencias das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), que ocorrerá em Paris, em dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário