domingo, 11 de setembro de 2016

UFPA ABRE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PARA 2017, COM 45 VAGAS

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, abre inscrições no período de 05 de setembro de 2016 a 09 de outubro de 2016, para o processo seletivo, para o para o preenchimento de 28 vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Educação, e 17 vagas para o curso de Doutorado em Educação, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2017, segundo o edital nº 03/2016-PPGED.

Dentre as vagas oferecidas há 08 vagas especiais: 04 vagas especiais para mestrado e 04 vagas especiais  para  doutorado. Tais vagas são reservadas: a) 05 vagas para professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará–institucional (01 para mestrado e 04 para doutorado); b) 03 vagas para indígenas (todas para mestrado). As vagas disponibilizadas para o processo seletivo 2016, turma 2017, estão distribuídas por Linha de Pesquisa.

Linha de Pesquisa
a)  POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS:  Contempla estudos sobre as ações do Estado e da sociedade voltadas para a educação, especialmente os pressupostos que fundamentam as políticas públicas educacionais em suas fontes autorais, diretrizes, estratégias organizacionais, financiamento e políticas de gestão educacional destinadas aos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional; as políticas das reformas educativas enquanto formas de organização e regulação social e investigações sobre práticas da sociedade civil e dos movimentos sociais relacionados à Educação.

b) EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: Compreende estudos e investigações que problematizam a Educação em meio à formação do sujeito, à cultura e às condições históricas das sociedades. Entende os processos educativos em articulação com as demandas da sociedade, movimentos sociais, ações no campo da mobilização política e práticas de reivindicação por educação e inclusão social. Trata a educação na sua historicidade e a escola, em particular, com seus currículos e práticas pedagógicas, com base nas representações e ações coletivas dos sujeitos.
Destaca, em específico, os processos históricos de escolarização e atendimento à criança, jovens e adultos da Amazônia, assim como projetos e programas oficiais de educação analisados a partir dos sujeitos neles envolvidos. Pesquisas vinculadas a esta linha têm privilegiado estudos sobre: história da infância e juventude na Amazônia; educação do campo; educação freireana; movimentos sociais e educação; estudos culturais e educação; gênero, sexualidade e docência; história social e cultural do pensamento educacional, especialmente o produzido na América Latina; modernidade, direito e educação

c) FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: Desenvolve estudos e investigações que problematizam os processos de formação docenteface as recorrentes demandas de mudanças visando à qualificação da ação educativa em instituições escolares. Para isso, analisa os processos formativos no âmbito da for mação inicial e continuada que ocorrem com vistas à atuação nesses espaços educativos, em diferentes níveis de escolarização. As investigações desenvolvidas consideram os contextos sócio culturais em que esses processos ocorrem e fazem parte de conjunto de ideias compartilhadas em um determinado momento histórico.

Inscrições
As inscrições devem ser realizadas no período 05 de setembro de 2016 a 09 de outubro de 2016 até às 23h55h, somente pelo site do Programa (www.ppgedufpa.com.br).

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