quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Departamento de Filosofia promove Seminários “Uma inflexão da Filosofia ao pensamento social”

Aproximações dos pensamentos de Foucault e Lévi-Strauss serão analisadas ao longo de seis encontros
Para discutir as possíveis aproximações teóricas e metodológicas de Foulcault e Lévi-Strauss, o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas promove uma série de seis encontros a fim de refletir sobre as contribuições dos intelectuais que romperam com técnicas de observação tradicionais ou de análise discursiva para estruturar novas bases para o conhecimento da sociedade e para o desenvolvimento da reflexão filosófica.
O coordenador do projeto, professor doutor Nelson Noronha, destaca que as atividades vão além da possibilidade de aprofundar pesquisas. “Além da relevância acadêmica e da contribuição para o aprofundamento das pesquisas nessas áreas, os seminários serão oportunos para esclarecerem a pertinência da Filosofia e das Ciências Humanas como recursos indispensáveis a uma sociedade intelectualmente autônoma, socialmente plural e politicamente democrática”, declarou ele.

Programação
O primeiro encontro ocorre no dia 29 de agosto, a partir das 18h, com o debate “O uso do BLOG como mediação nas aulas de Filosofia” e terá como conferencistas os professores Joyce Karoline Oliveira Pontes, Soraya de Oliveira Lima e Nelson Matos de Noronha.

O segundo encontro ocorre no dia 16 de setembro, a partir das 16h, em que a temática a ser debatida é “Linguagem e discurso como matéria para a elaboração dos objetos das Ciências Humanas”. Os professores Lileane Portela Aguiar, Andrea Costa de Andrade e Nelson Matos de Noronha conduzem as reflexões. Confira a programação completa no folder em anexo.

Inscrições
Os encontros serão abertos a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas através do link HTTP://filosofiaeseusestudos.blogspot.com.br/
O Departamento de Filosofia emitirá certificado aos participantes. Todas as atividades serão realizadas no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário