terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ufam é convidada para fazer parte de uma Rede de Instituições que ajudarão a ONU a promover os objetivos da Agenda 2030

A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute, fez o convite para que a Universidade Federal do Amazonas participe de uma Rede de universidades públicas que trabalharão nas vertentes de ensino, pesquisa e integração com as comunidades para concretizar os objetivos da Agenda 2030 da ONU.
 
A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19, no gabinete da reitora. A proposta prioriza as regiões Norte e Nordeste, através da atuação de universidades públicas. Dentre as atividades já desenvolvidas no estado da Paraíba, por exemplo, está a capacitação de grupos das comunidades alcançadas pelas ações. Sobre a pauta amazônica, Ieva disse que esta Região é uma prioridade estratégica em nível nacional e internacional.

“Por motivos já conhecidos, essas duas regiões merecem mais atenção para os grupos vulneráveis. E as universidades, além de promoverem atividades de ensino e pesquisa voltados à promoção dos objetivos traçados pelo PNUD, ainda serão agentes de capacitação e fomentadoras da inovação. A ideia é fazer uma convergência de todos esses fatores”, explicou.

Ao receber o convite, a reitora, professora Márcia Perales, declarou: “Visitas como esta me deixam muito satisfeita, porque percebemos que existem objetivos bem convergentes e ficamos felizes em participar”. Para ela, o papel da academia é essencial para a concretização de uma Rede no Brasil para trabalhar essa agenda de desenvolvimento e a Região Amazônica precisa ter seus representantes. “Vamos apresentar a proposta na reunião da Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior]”, afirmou.

"A Ufam é a única Universidade Federal do estado e, além da capital, tem campi em cinco municípios do interior, em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Além disso, a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] oferece Doutorado e Mestrando Interinstitucional, o Dinter e o Minter; e a Universidade oferece modalidades próprias, intituladas Mintra e Dintra. O curso de Medicina inicia em Coari já neste segundo semestre de 2016”, exemplificou a reitora.

Também participaram da reunião o professor Henrique Pereira e a professora Therezinha Fraxe, coordenador e vice-coordenadora do IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (IV SICASA). Isso porque a representante das Nações Unidas também é responsável pela conferência de abertura do evento, marcada para esta segunda-feira, 19. O Seminário tem programação até o dia 23.

Segundo informou o professor Henrique Pereira, o tema “Amazônia 2030” foi pensado há mais de um ano e a agenda tornou-se oficial em 25 de setembro de 2015. “Nós temos interesse na difusão dessa agenda e do PNUD-Brasil. No Seminário, são 13 Grupos de Trabalho que tratam de temas relacionados à Amazônia, como Defesa e Forças Armadas e Povos Indígenas e Desenvolvimento Sustentável. A proposta de um trabalho em rede vem ao encontro dos nossos objetivos porque já temos muitas ações que já desenvolvemos”, frisou o docente.
Com informações do Portal da Ufam

Nenhum comentário:

Postar um comentário