quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ufopa discute cooperativismo e desenvolvimento sustentável na Amazônia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou no dia 29 de agosto de 2016 o I Seminário de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável na Amazônia, que reuniu, em Santarém (PA), acadêmicos, professores, autoridades municipais, dirigentes de associações e lideranças do cooperativismo do Oeste do Pará para discutir os avanços e desafios do cooperativismo na região. Promovido pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Ufopa, o evento contou com a participação do professor José Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante, da Espanha, especialista em Cooperativismo.
Para o organizador do evento, professor Lauro Barata, o seminário teve um balanço extremamente positivo, com mais de 300 inscrições e a participação de diversas lideranças comunitárias. "Isso revela o nível de interesse que o tema desperta", afirma. Segundo Lauro Barata, a Ufopa e a Universidade de Alicante estão formalizando um termo de acordo de cooperação técnico-científica, que deverá priorizar ações de cooperativismo na região. "As duas instituições têm interesse em iniciar essa cooperação, que poderá viabilizar a criação de um curso de cooperativismo na Ufopa".
União Europeia - Especialista em cooperativismo, o professor José López, que coordena o Grupo Internacional de Pesquisa em Cooperativismo, Desenvolvimento Rural e Empreendimentos Solidários na União Europeia e América Latina, falou sobre a importância das cooperativas agrárias na União Europeia. "Na União Europeia a agricultura é um setor estratégico. É fundamental em qualquer país do mundo, porque quem controla a terra, controla a produção de alimentos", afirma. "Temos uma política agrária comum, que regula todos os países integrantes da União Europeia".
Segundo López, na União Europeia, as cooperativas têm um papel fundamental na regulação do trabalho. "Temos movimentos migratórios muito importantes, principalmente do leste da Europa. Nesse sentido, as cooperativas espanholas não permitem a contratação de imigrantes em situação irregular, pois o trabalhador é protegido por uma legislação trabalhista".
Ações - A atividade dos catadores de material reciclável que integram a Cooperativa de Produtores de Materiais Recicláveis de Santarém é objeto de pesquisa da professora da Ufopa Maria Francisca de Miranda Adad, que também participou do evento relatando sua experiência com os cooperados. Por meio do projeto "Os atores sociais na reciclagem de lixo em Santarém", a docente está fazendo a análise socioeconômica de toda a produção da reciclagem, desde a catação até a indústria, tendo como pano de fundo indicadores socioambientais. "Esse é o diferencial da pesquisa, fazer a relação entre o socioeconômico e o socioambiental", explica.
A pesquisa engloba as três escalas de produção: os catadores de lixo, que produzem a matéria-prima secundária; os distribuidores de resíduos; e a indústria de recicláveis de Santarém. A cooperativa reúne 72 cooperados, que trabalham principalmente na reciclagem de papel, papelão, vidro, plástico e alumínio retirados diretamente do aterro sanitário do Perema. "Acompanhamos a forma como eles produzem, quais matérias-primas que eles selecionam, que mercados eles encontram, o que eles conseguem vender internamente", explica.
O cooperativismo também é foco de atuação do professor Luiz Gonzaga Feijão, por meio do projeto de extensão "Incubadoras de Empreendimentos Solidários". A iniciativa tem por objetivo construir a autogestão dentro das cooperativas e associações. "A partir da gestão democrática, as cooperativas podem alcançar seus objetivos e metas, que são estipulados em assembleias", afirma. "Oferecemos vários cursos sobre planejamento estratégico, economia solidária, contabilidade básica, para suprir os cooperados de informações que os possibilitem alcançar seus objetivos".
Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário