domingo, 11 de setembro de 2016

Pesquisadores desenvolvem ferramenta online para identificar samambaias da Amazônia


Cientistas criam uma ferramenta online para identificação de samambaias da Amazônia. As samambaias são plantas indicadores de propriedades do solo e de padrões florísticos, e fornecem informações valiosas para o mapeamento de tipos florestais e para a conservação da biodiversidade na Amazônia. 

A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Turku (Finlândia), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Instituto de Botânica de São Paulo.

Tratam-se de chaves interativas para a identificação de mais de 250 espécies de samambaias. “A chave contém perguntas sobre a planta, como o tamanho e a forma da folha, e o identificador pode respondê-las em qualquer ordem. Se a questão parece difícil, pode simplesmente pular para outra mais fácil”, explica o taxônomo doutor Jefferson Prado do Instituto de Botânica de São Paulo.

Outra vantagem da ferramenta é que a chave online é dinâmica e pode ser atualizada continuamente. “Este ano, por exemplo, três novas espécies do gênero Metaxya foram descritas e as incluímos imediatamente”, destaca Gabriela Zuquim, uma das principais desenvolvedoras da chave.

samambaias1FotoHannaTuomisto


Zuquim é colaboradora do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam) e doutora pelo Programa em Biologia, Geografia e Geologia da Universidade de Turku. “Tentamos fazer com que a chave fosse o mais fácil possível. As espécies são ricamente ilustradas para que o usuário possa comparar a planta que tem em mãos com as fotos da chave. São mais de 5.000 fotos e ilustrações”, acrescenta Zuquim. 

A ferramenta está baseada no Guia de identificação de samambaias da REBio do Uatumã, lançado em 2008, pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pelo Cenbam. O livro incluía apenas espécies de uma região da Amazônia Central e a chave em versão digital expandiu a área de abrangência, abraçando toda a Amazônia. O projeto foi financiado pela Academia da Finlândia.  

“Os inventários e coletas nos sítios do PPBio, como a Reserva Biológica do Uatumã, localizada cerca de 140 quilômetros ao norte de Manaus, foram importantes para que a lista de espécies a serem incluídas nas chaves fosse a mais completa possível”, explica Zuquim.

samambaias2FotoHannaTuomisto

A chave foi testada em workshops no Peru, Brasil e Estados Unidos. Mesmo sem experiência em identificação de samambaias, alunos de graduação e mestrado em biologia de diversas partes do Brasil foram capazes de identificar rapidamente ao menos 50% das samambaias observadas em uma expedição realizada na Reserva Ducke. A chave também está disponível no portal do INPA, que contém ainda um glossário dos termos usados.

“Esperamos que isto inspire as pessoas a coletarem mais dados sobre as samambaias da Amazônia. Essa é uma grande contribuição no sentido de identificarmos e compreendermos os padrões florísticos e geográficos da região”, afirma a pesquisadora da Universidade de Turku (Finlândia), Hanna Tuomisto.
Ascom INPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário