sexta-feira, 25 de abril de 2014

Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - SICASA e Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa - REALP , Brasil-Manaus, campus da UFAM.










Entre os dias 5 a 10 de maio de 2014, no auditório Eulálio Chaves e auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), acontece o III Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - SICASA O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), do Centro de Ciências do Ambiente. Teve inicio em 2010 e a cada dois anos é organizado pelo PPGCASA.


A Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa - REALP

O evento que ocorre anualmente e alternadamente em seus países membros: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Desde 1997, cumprindo ao disposto nos termos do Protocolo de sua instituição, a REALP (http:realplp.uevora.pt) realiza encontros anuais. A iniciativa do evento em Manaus, busca consolidar e fortalecer o intercâmbio e a cooperação acadêmica entre instituições de ensino e pesquisa de países de língua portuguesa.

No encontro, além das questões ligadas à operacionalidade da REALP, serão apresentados também resultados de pesquisa, transformando os encontros em um fórum de discussão de temas científicos atuais e um espaço privilegiado para consolidar intercâmbios entre pesquisadores e estudiosos em geral. Os encontros devem atrai pesquisadores de várias outras instituições de pesquisas, ensino e de órgãos governamentais nacionais e internacionais.

O Tema: Interculturalidade e sustentabilidade

Os encontros que ocorrem simultaneamente em Manaus, têm como tema a interculturalidade e sustentabilidade, pois o III SICASA e o XVI Encontro da REALP  considerando que a diversidade cultural é tão necessária para as sociedades assim com a biodiversidade o é para os ecossistemas.  Reconhecem que vivencia-se, no presente um processo acelerado de hibridização e homogeneização cultural decorrente da globalização. Por outro lado, afirmam que a ideia de sustentabilidade traz o futuro para o presente  e propõe uma concepção original e revolucionária de processo civilizatório. A programação que se iniciar no dia 6 de maio, terá como conferência de abertura “A Intercuralidade frente à crise civilizacional do século XXI”, tendo como conferencista o relator especial da ONU, Doudou Diène.

No dia 7 de maio terão as secções temáticas: “Políticas de Proteção dos Bens Culturais e do Ambiente”; “Áreas Protegidas, Comunidades Tradicionais e Inclusão Social” e “Governança Ambiental e Participação Social”.

No dia 8, as sessões temáticas: “Desenvolvimento Territorial, Local e de Cidades”; “Agricultura, Extrativismo Sustentável e Tecnologias Ambientais” e “Água, Energia e Saneamento Ambiental”.

Na programação do dia 9, estão previstas a Reunião do Conselho de Representantes da Rede de Estudos Ambientais de Países da Língua Portuguesa e a Reunião Plenária da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa.

O evento terá também secções de exposições de pôsteres.

Maiores informações e inscrições  podem ser realizadas e obtidas pela página

Blog filosofianoaltosolimoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário