terça-feira, 29 de abril de 2014

Lideranças entregam pedido de criação do Instituto de Formação Superior Indígena ao Vice-Reitor da Ufam

Em reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (28) no gabinete da Reitoria com a presença de lideranças e estudantes universitário  indígenas. Na pauta da reunião a formação universitária dos jovens indígenas.  
As lideranças entregaram documento ao reitor em exercício, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima. No documento consta o pedido de criação do Instituto de Formação Superior Indígena, abrangendo áreas como saúde, gestão ambiental e territorial, engenharias de pesca e floresta. Solicitam que a diretoria de Políticas Afirmativas seja transformada em Pró-Reitoria e que sejam criadas rubricas orçamentárias anuais permanentes que possam possibilitar essas ações.
Participaram do encontro com o reitor em exercício a coordenadora geral do UMIAB, Raquel Munduruku, o coordenador estadual do OPIRR, Rivanildo Cadete Fidelis, o professor Telmo Paulino, a coordenadora da escola indígena Noeme Mayuruna Wadick e o professor de Educação Indígena da Ufam Gersem Baniwa.
Os participantes ressaltaram que a parceria da Ufam é fundamental para a efetivação das ações. “Estamos há 25 anos tentando nos organizar. Queremos atender todas as 65 etnias do estado do Amazonas e a Ufam é uma grande parceira nesse processo”, declarou Alfredo Tadeu Coimbra, professor da SEDUC.
O vice-reitor destacou que a Ufam trabalha para dar os encaminhamentos necessários às
solicitações da sociedade. “Hoje nos foram apresentadas algumas demandas que podem ser atendidas de forma mais rápida e outras que só podem ser viabilizadas a longo prazo.  
Nosso objetivo na Ufam é que as propostas de etnias tão distintas sejam bem trabalhadas para que possamos atender de forma ampla e ao mesmo tempo especializada.
Blog Filosofianoaltosolidões/ Com informações do Bloco Esquerdo da Ufam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário