terça-feira, 8 de abril de 2014

OFICINA O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA

TEMA: OFICINA O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA.
                                                                                                     Josenildo Santos de Souza.

                                             ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PAULO II
RAMAL CHICO MENDES – ZONA RURAL
Oficina realizada em Outubro/2005.


 Introdução 
A prática do uso do jornal não é nova, se inicia na Grécia antiga, onde o texto poético começou a ser usado na escola com função formadora, pois, esse povo “encontrou no poeta (Homero) o reflexo de seu passado, de sua existência, do mundo, de seus deuses” (FARIA,1989) e tinha como objetivo a formação moral e religiosa do aluno. Modernamente o uso do jornal na sala de aula teve seu início com o jornal New York Times, em 1932. No Brasil com o jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em 1980 e em Manaus com o jornal a Crítica 1998.
O jornal é uma espécie de janela para o mundo, integrando a sala de aula e o mundo real. O jornal possui uma infinidade de possibilidades para o seu uso em sala de aula. Entretanto, nem todo mundo consegue entender o que está escrito nos jornais. Conforme assevera Demenstein (2002), sua linguagem está cheia de conceitos como câmbio, dívida pública, balança comercial, dívida social, impostos progressivos, inclusão social, sonegação fiscal, PIB, IDH, renda per capita, crescimento populacional, Estado de Direto Democrático, Direitos Individuais, Referendo, entre outros. Sem entender o que significam essas palavras, é impossível saber o que é cidadania.
Quando não se entende o que está sendo lido, qualquer pessoa perde o interesse e para de ler. Nem sempre os jornais falam claramente e explicam as coisas como deveriam. Se isso ocorresse, mais gente leria as notícias e teria maior consciência dos seus direitos e deveres.
Objetivo
A utilização do jornal na sala de aula como uma forma de desenvolver a consciência da cidadania efetiva e atuante, fazendo uma leitura crítica do textos jornalístico em relação ao mundo circundante.

1 – Apresentação do Jornal.
         As diversas editorias (Seções) que compõem o jornal.
1.1.       Primeiro caderno (Manchetes) é a mais importante do jornal, pois ali se encontram os assuntos principais da edição, servindo de chamariz ao leitor.
-                Tema do dia, Editorial (Problematização) Sim e Não e Charge.
1.2.       Segundo caderno (Classificados) suporte financeiro.
-                Números diversos, Oportunidade profissional, empreendedorismo etc.
1.3.       Terceiro caderno (Cidades).
-                Acontecimentos da cidade de Manaus e na sexta feira – Educação.
1.4.       Quarto caderno (Assuntos internacionais).
-                Economia, Política internacional etc.
1.5.       Quinto caderno (Esporte).
-                Geografia através da localização da cidade das equipes que disputam os jogos regionais, nacionais e internacionais.
-                História através das equipes que disputam os jogos regionais, nacionais e internacionais, os fatos históricos que envolvem as regiões em disputas.
1.6.       Sexto caderno (Bem viver).
-                Literatura, Cinema, Música, Artes, Culinária, Ciências (nutrientes), Matemática (Receitas), História em quadrinhos, Entretenimento (Inglês), etc.
2 – Agrupamento de notícias.
O jornal permite agrupar as notícias em rubricas mais gerais, vejamos:
1.             Política internacional
2.             Política nacional
3.             Administração (Executivo, Legislativo e Judiciário).
4.             Cultura
5.             Religião
6.             Economia
7.             Esportes
8.             Conflitos sociais (onde entram os fatos policiais).
9.             Sociedade
10.         Meios de Informação (programação de cinema, TV, etc).
11.         Informações práticas (meteorologia, conselhos domésticos, etc).
12.         Trabalhismo (relações entre patrões e empregados).
13.         Classificados
14.         Entretenimento.

Este trabalho de classificação dos assuntos em rubricas gerais é da maior importância para o professor (pesquisador) e para o aluno desenvolver o sentido da ordenação de elementos colhidos, partindo-se do particular para o geral.

Orientações metodológicas
As sugestões propostas não têm o objetivo de dar ao professor exercícios de prática dirigida. As atividades propostas com o jornal na sala de aula visam dar ao professor a possibilidade de criar, partindo sempre de assuntos encontrados nos jornais que interessem ao aluno ou cujo interesse o professor seja capaz de suscitar. Essa prática inclui todas as atividades que põem o aluno em contato com a: Língua Portuguesa, Ciências (Física, Biologia, Química), Matemática, Geografia, História, Inglês, Artes, Educação Física e Ensino Religioso e os Temas Transversais. Enfim, possibilita a conversação, os debates e as pesquisas escolares.

O papel do professor
Nessa atividade o papel do professor se restringe a orientar os alunos, deixando a eles o trabalho de encontrar as respostas e expor as descobertas em um dialogo construtivo e de partilha do conhecimento adquirido. Caso a classe não conseguir, depois de algumas tentativas chegar ao resultado esperado é que o professor deve intervir, complementando o que os alunos já expuseram.

Ao utilizar o jornal em sala de aula deverá observar o seguinte:
Respeitar a integridade do texto publicado, não desvirtuando a informação original.
Caso não tenha o jornal inteiro, indicar sempre, titulo da publicação, a data, a página e o nome do autor da matéria.
Preservar sempre as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo.
Escolher vários gêneros textuais para leitura e análise.
Promover a leitura e o olhar crítico.
Estimular a identificação das notícias com a percepção e a realidade do aluno em relação ao fato jornalístico.

Atividades que podem ser desenvolvidas com o jornal
1.             Atividade lúdica
2.             Seleção de fotos, charges, estórias etc.
3.             Murais – organização.
4.             Coleção de textos, de matérias – hemeroteca.
5.             Produção de textos.
6.             Educação Infantil – uso da figura para leitura.
7.             Debates através de reportagens, editoriais, artigos, entrevistas etc.
8.             Textos para contextualização de conteúdos.
9.             Textos para análise de temas transversais, interdisciplinar e multidisciplinar. (Ética, Meio Ambiente, Saúde e Diversidade étnico-racial, Pluralidade Cultura, Trabalho, Cidadania).
10.         Incentivar a leitura crítica para se criar o hábito de ler/escrever.
11.         Jogos dos sete erros.
12.         Distrações através de quadrinhos.
13.         Atividades de pesquisa em linguagem objetiva: o quê? Quem? Como? Onde? Por quê?

Roteiro de trabalho do professor com o jornal

O professor deverá selecionar, junto com a classe, um assunto que tenha tido repercussão ou que desperte o interesse dos alunos no momento, como um acontecimento político, um jogo ou campeonato esportivo, um acidente de grandes proporções, um crime, um show, etc.
Considerações Finais
O uso do jornal em sala de aula não substitui o livro didático. Sua utilização é uma alternativa e um complemento ao livro didático. Visa oferecer ao professor certo número de atividades que lhe permita de forma empírica levar o aluno a praticar a leitura, o debate, a pesquisa e atualizar as informações veiculadas pela imprensa no dia-a-dia em um processo crítico da realidade que o cerca.
As atividades propostas não especificam as séries em que poderão ser usadas. Cabe ao professor a tarefa de decidir e escolher a atividade e o assunto que julgue conveniente às classes em que leciona. Importante e necessário é decidir ou consultar o interesse dos alunos, dosando o aprofundamento e a ampliação do trabalho e finalmente decidir quanto tempo gastará em cada atividade. O planejamento didático pedagógico se faz necessário tendo em vista  os objetivos da aula articulado aos conteúdos  curriculares. O uso do jornal em sala de aula é uma boa oportunidade para transversalizar os temas sociais urgentes preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os Temas Transversais.

Referências:
CANDAU...[ et al.], Vera Maria.  Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
DEMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIA, Maria Alice. ZANCHETTA JR, Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Projeto a crítica na escola, 2004.
REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, 15 (59); 24-28. Jul./set. 1999.
REVISTA ESCOLA, pág. 54-57. set/2004.

Coordenador Facilitador do Projeto Jornal em Sala de Aula na Escola João Paulo II: Profº Josenildo Santos de Souza.
Oficina realizada em: Outubro/2005.
Para citação bibliográfica: SOUZA, J. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário