quinta-feira, 24 de abril de 2014

Inep publica edital para inscrição ao cadastro de elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI)



Inep publica edital para inscrição ao cadastro de elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI)

Cadastro do banco de itens tem inscrições abertas até 9 de maio

ENADE
Os docentes em exercício nos cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014 podem se inscrever como elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI). A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente no portal do Inep, até 9 de maio.
O presente Edital nº 10/2014 foi publicado nesta quinta-feira, 17, no Diário Oficial da União e tem por objeto o cadastramento e a seleção de docentes de IES, em exercício na graduação, interessados em participar de atividades de elaboração ou revisão de itens para o BNI, visando à realização do ENADE 2014.

Nos termos da Portaria Normativa MEC nº 8/2014, serão avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação e Engenharias, dos cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Inglês, Letras-Português e Espanhol, Música e Pedagogia; dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores.
Os docentes selecionados, para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres), passarão por capacitação promovida pelo Inep, na modalidade a distância, para divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.
O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas do exame, seguindo os critérios estabelecidos pelo Inep, para a construção dos itens. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas.
Banco – Criado em 2010, o banco de itens do Enade tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar por meio do exame o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.
De acordo com a diretora de avaliação da educação superior do Inep, Claudia Griboski, o Inep busca qualificar o exame com a construção de questões feitas por profissionais experientes. "O BNI é uma atividade importante hoje para o Inep", explica, "porque dá segurança ao processo de construção das provas, confiabilidade e garante maior participação da comunidade acadêmica na construção dos itens."
Blog:filosofianoalto Solimões  com de Eduardo Aiache/

Nenhum comentário:

Postar um comentário