sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Parintins comemorou os 85 anos da imigração japonesa



A imigração japonesa promoveu uma grande contribuição no Estado do Amazonas, especialmente no município de PARINTINS.

A grande contribuição que os imigrantes japoneses deixaram no Amazonas, em particular, no município de Parintins, comemora 85 anos este ano e FOI celebrada nos dias (23 e 24), na sede do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, numa parceria entre o Consulado do Japão em Manaus e o Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura.

A comemoração ocorreu por meio de oficinas gratuitas de artes. Na sexta-feira (23), das 15h às 16h30 e das 16h30 às 18h, versou sobre “Origami”, voltada para pessoas de todas as idades, principalmente para crianças e iniciantes da arte japonesa.

No sábado (24), das 9h às 10h30 e das 10h30 às 12h, aconteceu a oficina de “Embrulhos para Presentes” em papel. E das 14h ás 15h e das 15h às 16h, será ministrada a oficina de “Makizushi – Culinária Japonesa”, com ênfase em arroz japonês e sushi.

A organização é de Sandra Nagase, do Consulado do Japão, e os cursos serão ministrados por Kyoto Hashimoto e Ana Yamamoto. As inscrições são gratuitas e estão abertas no local do evento (Av. das Nações, s/nº – Centro).

“Esta é uma parceria que ajudou a construir a história do Amazonas de forma positiva. Então só temos a comemorar”, disse o governador do Amazonas, José Melo. A primeira turma de imigrantes japoneses chegou à Vila Amazônia, localizada em Parintins, no ano de 1931, trazendo muitos conhecimentos agrícolas e impulsionando a economia do Amazonas por meio do cultivo da juta indiana, que era de fácil produção, transporte e venda e gerava retorno garantido.

Até 1937, muitas levas de imigrantes vieram para o Amazonas, preparadas para desenvolver a economia local, com muita técnica. No final da Segunda Guerra Mundial, o projeto iniciado na Vila Amazônia acabou, mas o grande legado dos japoneses na área de hortifrutigranjeiro permaneceu junto aos ribeirinhos, desenvolvendo ainda mais a região.

“A história e a cultura do povo parintinense e de Manaus está entrelaçada com diferentes povos. Os japoneses têm forte contribuição no nosso Estado e isso tem gerado bons frutos ao longo dos anos”, comentou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
Deamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário