O município
de Moraújo, no Ceará, conseguiu um grande efeito na educação de crianças em
fase final do ciclo de alfabetização. O empenho e a dedicação dos professores e
gestores das escolas públicas do município de Moraújo, no Ceará, tem surtido
grande efeito na educação de crianças em fase final do ciclo de alfabetização.
A
secretaria de educação do município, Ana Sara Vasconcelos, diz que o mérito todo
dos educadores.
“Quem
realmente faz a diferença é o professor na sala de aula com os alunos. Eu
acredito que essa parte humana seja um dos fatores principais para o alto
índice de alfabetização na nossa cidade”, afirma.
Os dados da Avaliação Nacional de
Alfabetização (ANA), divulgada recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), envolvendo o Estado do Ceará, o
município de Moraújo situado no noroeste do estado reduziu a taxa de
analfabetismo em literatura de 53,05% em 2013 para 11,36% em 2014. Esse número
corresponde aos alunos capazes de ler palavras com estrutura silábica. Em
matemática, o índice caiu de 53,76% para 9,76% no mesmo período.
Foram avaliados 700 alunos do
terceiro ano do ensino fundamental de 11 escolas urbanas e rurais de Moraújo.
Na região, o diferencial é que todos os professores são concursados e possuem,
pelo menos, graduação em pedagogia.
A secretária municipal de
Educação também destaca a importância de programas como o Mais Educação e o
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para a evolução desses
índices. Segundo ela, o educador não tem como “se perder”. “Quando o professor
participa de um programa desses, e ainda tem o acompanhamento da Secretaria de
Educação, ele tem um suporte. Quando ele relata alguma dificuldade, a
Secretaria faz as intervenções necessárias. Esse é o perfil desses programas”,
garante Ana Sara Vasconcelos.
A Avaliação Nacional de
Alfabetização é fundamental para medir a qualidade de educação do Brasil. A
pesquisa avalia o conhecimento de crianças em fase final do ciclo de
alfabetização, de modo a cumprir a meta do Pnaic, de que todas as crianças até
os oito anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática. O Pacto é
uma iniciativa dos governos federal, estaduais, do Distrito Federal e
administrações municipais.
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