terça-feira, 6 de outubro de 2015

Brasil mostra experiências bem-sucedidas na Cúpula das Nações, em Nova York



Evento conta com as participações de gestores públicos e da sociedade civil organizada, parceiros do PNUD, com o objetivo de intercambiar as boas práticas desenvolvidas no país.

Presente no evento, secretário Wagner Caetano afirma que Brasil praticamente erradicou a fome. Crédito: UN Photo

Com o intuito de compartilhar as estratégias brasileiras para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), representantes do governo brasileiro participaram do evento “Dos ODM aos ODS: experiências e desafios para o Brasil”, hoje durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York. 

O evento ocorreu paralelamente à Cúpula das Nações e contou com as participações das ministras do Desenvolvimento Social e do Combate a Fome, Tereza Campello; da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do secretário nacional de relações político-sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Wagner Caetano; do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Lacerda, e da prefeita de Pombal (PB), Yasnaia Pollyanna Werton Dutra. 

De acordo com o secretário Wagner Caetano, o fato de o Brasil ter praticamente erradicado a fome coloca o país numa posição privilegiada. “O Brasil contribuiu para melhorar os indicadores sociais do mundo, mas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) queremos avançar ainda mais”, disse. “Estar aqui participando das discussões de uma agenda futura para a humanidade nos orgulha, mas também nos enche de responsabilidade porque ainda temos desafios a vencer”, completou.

Durante o evento, a prefeita Pollyanna Dutra apresentou experiência desenvolvida no município de Pombal, na Paraíba, resultado de politicas públicas implementadas para cumprir as metas do milênio e melhorar osindicadores sociais no município. 

O embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho foi o moderador do segundo painel: “Os desafios da implementação dos ODS: as dimensões participativa e federativa”, que contou também com representantes do movimento social como Laura Sobral, do Instituto A Cidade Precisa de você; Maurício Broinizi Pereira, da Rede Nossa São Paulo (RNSP) e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS); Liana Cirne Lins, do Movimento Ocupe Estelita; Alessandra Nilo, representante do GT ODS da sociedade civil, e Carmen Helena Ferreira Foro, vice- presidente da Central Única dos Trabalhadores.

A iniciativa possibilitou o intercâmbio internacional de experiências e boas práticas da participação social para a implementação da Nova Agenda de Desenvolvimento, a partir de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário