terça-feira, 22 de setembro de 2015

UFAM é a única Universidade da Região Norte selecionada para visitar os EUA e conhecer o Programa

A UFAM é a única Universidade da Região Norte a ser selecionada pelo Programa "Infrastructure for 100,000 Strong in the Americas for Brazil” para participar da comitiva brasileira que irá aos Estados Unidos de 23 de setembro a 4 de outubro de 2015. O objetivo da visita é proporcionar a troca de informações entre instituições de ensino superior brasileiras e americanas para alavancar a mobilidade acadêmica entre os dois países.

A comitiva é composta por representantes de 20 instituições de ensino superior, os quais, durante onze dias, se reunirão com lideranças acadêmicas norte-americanas. O assessor substituto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Ingo Daniel Wahnfried, representará a UFAM na ocasião.

Para o professor Wahnfried, esta participação é o reflexo do trabalho da UFAM na área de internacionalização, um reconhecimento, fato que afirma a Universidade como uma referência na Região Amazônica. “Com a participação nesta missão espero trazer ideias de novas práticas que possam servir de exemplo; espero conseguir bons contatos para conectar a UFAM com universidades dos EUA e mostrar que a UFAM é um bom destino para os alunos norte-americanos. Sem dúvida, esta será uma rica oportunidade de troca de experiências que nos ajudarão a otimizar nossas práticas de internacionalização”, comenta.

A seleção foi feita pelo Departamento de Estado americano em conjunto com da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório de Educação e Cultura, e da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). Além da UFAM, participarão da comitiva a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade de Brasília (UNB) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) entre outras.

A programação da visita inclui a realização do Forum International Education USA, que tem o objetivo de preparar a equipe brasileira para as missões de trabalho a serem cumpridas em Washington. O Fórum ocorre na cidade de São Paulo, na terça-feira, 22 de setembro.

Sobre o Programa Americano
O Programa 100.000 Strong in the Americas foi lançado em 2011 pelo presidente Barack Obama com o objetivo de proporcionar a mobilidade acadêmica de 100 mil estudantes norte-americanos para os demais países do continente (Canáda, América Latina e Caribe) e destes, outros 100 mil, para os Estados Unidos da América, isto até 2020.

A medida busca fortalecer a competitividade econômica do Continente Americano a partir da troca de conhecimentos entre os países membros. A formação de profissionais hábeis do ponto de vista técnico, ecológico e cultural são as bases do Programa.

O Programa é financiado pelo Fundo de Inovação, resultado da parceria público-privada entre o Departamento de Estado americano e instituições participantes para premiar iniciativas de Universidades que realizem parcerias institucionais transnacionais que promovam o intercâmbio de estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário