a Rodrigues.
Discutir as questões do ensino superior nas universidades públicas a
partir das particularidades da região Norte. Este é o propósito do Fórum de
Reitores das Universidades Públicas do Norte, que se reuniu em Santarém nesta
quarta-feira, 23 de setembro.
O Fórum foi criado com o objetivo de diminuir a assimetria regional,
considerando a desigualdade existente em relação ao desenvolvimento das regiões
Sul e Sudeste do Brasil. Os reitores reúnem-se para discutir sobre todos os
assuntos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, que representam a
tríade da atuação das universidades.
O reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Sueo
Numazawa, disse que "só temos condições de ter forças se estivermos
unidos. Individualmente, a gente é muito frágil e essa é uma forma de
fortalecer a região". O reitor destacou que os avanços ainda são tímidos,
mas que já existe o destaque quando ministros e parlamentares, que recebem as
demandas enviadas pelas universidades, manifestam a necessidade de haver um tratamento
diferenciado com as regiões Norte e Nordeste.
Para a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa),
Raimunda Monteiro, é importante que as universidades do Norte unifiquem suas
pautas em relação aos grandes desafios da região na área da produção do
conhecimento. "São grandes os desafios para fixar doutores na região,
promover a inovação, fazendo com que as universidades se tornem ambientes de
produção do conhecimento para contribuir com a solução de problemas da
Amazônia", enfatizou.
A presidente do Fórum, reitora da Universidade Federal do Amapá, Eliane
Superti, enfatizou a importância de que as discussões específicas da região
sejam colocadas na agenda das discussões nacionais.
Na reunião desta quarta-feira, três pontos principais foram postos em
discussão: a assistência estudantil nas instituições federais de ensino; os
desafios da formação de professores da rede pública de educação pelo Parfor,
considerando que a região Norte é a que tem a maior demanda; e a discussão
sobre o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da
Amazônia.
Quanto à assistência estudantil, segundo a reitora Eliane Superti,
"existe uma assimetria muito grande porque a região Norte é a que tem o
maior número de universidades com ingresso de estudantes carentes, no entanto,
é a região que recebe o menor valor para essa área".
Nesta reunião, os reitores definiram o eixo de organização de uma carta
na qual serão destacados os três pontos fundamentais da discussão do Fórum.
Serão apresentadas propostas de encaminhamento no documento que será enviado ao
Ministério da Educação e à bancada dos parlamentares da Amazônia no Congresso
Nacional.
A reunião do Fórum de Reitores foi realizada nesta quarta-feira, 23, em
Santarém, na vila de Alter do chão.
Via Portal da Ufopa
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