segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Estudantes têm aula de conscientização ambiental através do cinema

Entre os dias 17 e 18/9, os cerca de 1.200 estudantes da Escola Municipal Paulo Freire têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre conscientização ambiental, por meio de sessões de cinema. As exibições fazem parte do projeto Cinema e Cidadania, parceria  entre  Prefeitura, AES Eletropaulo e Perfectto Projetos.

A ação teve início nos dias 3 e 4/9 com oficinas de cinema e animação, ministradas no contraturno escolar.  O resultado das oficinas é um curta-metragem, de cunho ambiental, que também é exibido aos estudantes durante a sessão de cinema.

A primeira sessão, exibida em uma imensa estrutura inflável pensada para criar a sensação de estar em um cinema, gerou euforia entre os estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. O tema meio ambiente foi introduzido de maneira lúdica, através dos personagens Lilica e seu pai, que protagonizaram uma rápida apresentação teatral com ações típicas do cotidiano domiciliar.

Ao longo da apresentação e da sessão de cinema, os estudantes interagiram com canções, palmas e sugestões sobre a forma correta de agir. Ao fim das exibições, os estudantes responderam, oralmente, perguntas sobre o conteúdo em questão.

Airton Silva, ator e técnico da Perfectto Projetos, definiu a experiência como algo gratificante. Ouça:

O diretor da unidade escolar, Vilson Giron, agradeceu aos parceiros: “Em nome dos educadores e funcionários eu agradeço as empresas parceiras por proporcionarem um momento de conhecimento integrado ao mundo da mágia, da poesia e da cultura, possibilitando o desenvolvimento de um espírito crítico,  capaz de transformar a realidade social das nossas crianças”.

Ouça o depoimento de alguns estudantes que acompanharam a apresentação:
Kadhija Tomás dos Santos, 7 anos, 1º ano

Samuel Soares Saraiva, 8 anos, 3º ano

Maria Luiza Corrêa Mendes, 9 anos, 3º ano

Fonte: http://embudasartes.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário