sábado, 19 de setembro de 2015

Reciclagem e sustentabilidade são temas de audiência



Audiência do dia 24 está movimentando alunos das escolas públicas de Dourados; durante a 1ª Gincana Sustentável estudantes recolheram toneladas de materiais recicláveis – Divulgação

Evento será realizado em parceira a Promotoria do Meio Ambiente do MPE (Ministério Público Estadual) e com a AGECOLD

A importância de consolidar uma política de reciclagem de resíduos sólidos em Dourados será tema de audiência pública no dia 24 de setembro, a partir das 19h, no plenário da Câmara de Dourados. Proposição do vereador Dirceu Longhi (PT), a audiência pública “Reciclagem e Sustentabilidade Ambiental” tem o objetivo de promover um amplo debate sobre reciclagem de resíduos sólidos, focando sobre os aspectos ambientais e a geração de renda.

A audiência será realizada em parceira a Promotoria do Meio Ambiente do MPE (Ministério Público Estadual) e com a AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados). Para ampliar às discussões, o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) indicou para ministrar às palestras do evento o cooperado fundador da Cooperativa Cata Paraná e educador popular no CFES/PR (Centro de Formação em Economia Solidária) no Paraná, Carlos Alencastro Cavalcanti.

O promotor público Ricardo Rottuno, titular da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados (Meio Ambiente, Urbanismo, Habitação, Patrimônio Histórico e Cultural), também será um dos palestrantes da noite. Na audiência, serão apresentados projetos bem sucedidos em outros municípios brasileiros e a partir disto serão levantadas propostas a médio, curto e longo prazo para serem implementadas em Dourados, levando em consideração a realidade do município.

Dirceu Longhi enfatiza que objetivo da audiência pública é de promover um amplo debate sobre sustentabilidade, mostrando que ações simples, como a de separar e fazer a destinação correta do lixo, beneficiam a todos e contribuindo para a preservação ambiental.
Atualmente, Dourados coleta 1,3 tonelada de lixo reciclável em 14 bairros, entre 180 toneladas de lixo recolhido por dia, na cidade. Dados da Prefeitura mostram que o município gasta R$ 15,6 milhões por ano com a coleta comum, transporte e acondicionamento do lixo.

A coleta seletiva é feita pela empresa terceirizada, a mesma que faz a coleta de lixo residencial, entrega à Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold), que faz seleção de todo o lixo reciclável, como plástico, papelão, metal, entre outros. Depois desse processo, todo material é encaminhado para a indústria onde é colocado novamente no mercado.

Atividades
A audiência é aguardada com grande expectativa por parte de estudantes, catadores, empresários e defensores do meio ambiente e da sustentabilidade em Dourados, Como parte das atividades, foram realizados eventos preparatórios à audiência pública do próximo dia 24. Um dos destaques foi a 1ª Gincana Sustentável que movimentou cinco escolas públicas de Dourados.

Realizada pela AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados) e pela Secretária Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, o evento reuniu às escolas Presidente Vargas, Menodora Fialho de Figueiredo, Antonia Silveira Capilé, Arthur Campos Melo e Bernadina Corrêa de Almeida.

A dinâmica da competição sustentável foi simples. A sala de aula que recolhesse o maior volume em peso de resíduos sólidos recicláveis ganhará um passeio para o Recanto dos Caytés, no município de Amambai. Os vencedores da gincana serão anunciados durante a audiência pública que vai discutir a consolidação de uma política de incentivo a reciclagem em Dourados.

Também como parte da programação, a Câmara de Dourados, através mandato do vereador Dirceu Longhi, abriu no sábado passado às atividades de preservação ambiental e reflorestamento em comemoração ao Dia da Árvore, que será celebrado no próximo dia 21. A programação foi iniciada com a distribuição de 500 mudas de árvores ornamentais, frutíferas e silvestres na Praça Antonio João.

Fonte:www.agorams.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário