Seminário abre debate sobre educação ao longo da vida
A
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e
Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação realiza a partir desta
quarta-feira, 16, até sexta, 18, em Porto Seguro, Bahia, o seminário
Construção de Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida. O
encontro abre debate sobre a criação de uma política pública que
estabeleça o conceito de educação ao longo da vida (ELV) como um dos
eixos da educação brasileira.
De acordo com o titular da Secadi, Paulo Gabriel Nacif, a educação ao
longo da vida está muito ligada ao conceito de educação continuada e
deve ser vista como um direito do cidadão. “A ideia é fortalecer a
educação continuada; a educação ao longo da vida tem um vínculo direto
com o Plano Nacional de Educação, na medida em que o aumento da
escolarização e a eliminação do analfabetismo são pontos fundamentais do
PNE”, disse. “O direito à educação ao longo da vida é reconhecido no
mundo todo.”
Para Nacif, a ELV deve servir como base norteadora de políticas
educacionais e estabelecer uma articulação efetiva, capaz integrar a
educação formal, não formal e informal, para reconhecer e permitir a
interação das aprendizagens obtidas pelas pessoas ao longo da vida. “É
um conceito para toda a sociedade e está fortemente ligada às ideias de
bairro educador, território educador e pátria educadora”, explicou.
Nas últimas duas décadas o Brasil participa de uma série de encontros
multilaterais que definem a necessidade de adoção do conceito de ELV
como base para a elaboração dos sistemas nacionais de educação. Entre
tais encontros, o Brasil sediou a Conferência Internacional de Educação
de Adultos (Confintea), em 2009.
Desafios — O seminário Construção de Política
Brasileira de Educação ao Longo da Vida tem como propósito debater as
principais concepções e práticas de ELV e discutir os desafios,
perspectivas e subsídios para formulação de uma política nacional. Serão
apresentadas e debatidas 25 práticas, que contemplam uma mostra da
diversidade de espaços de aprendizagem presentes na realidade
brasileira.
Segundo Paulo Nacif, serão apresentadas experiências governamentais e
não governamentais de educação formal e não formal, mantidas pelo setor
público ou pela sociedade civil, que articulam intersetorialmente as
diferentes dimensões da vida humana.
“Existem experiências na perspectiva da educação ao longo da vida
acontecendo no Brasil com trabalhadores, na educação de jovens e
adultos, nas universidades”, afirmou. “O que buscamos é uma troca de
experiências para que possamos definir diretrizes para essa política.”
O seminário terá transmissão ao vivo na página do Ministério da Educação na internet.
Fonte:MEC
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