quarta-feira, 21 de maio de 2014

Programa da Capes seleciona projetos na área de desastres naturais



Programa da Capes seleciona projetos na área de desastres naturais
Iniciativa irá apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País. Inscrições terminam no dia 5 de agosto
Reprodução /Portal Brasil 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (2), o edital do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Pró-Alertas). As inscrições vão até o dia 5 de agosto.
O programa Pró-Alertas enquadra-se nas diretrizes da Capes de indução temporária de áreas estratégicas da política brasileira de ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa conta com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pretende contribuir para a consolidação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Benefícios
Serão aprovados até dez projetos no âmbito do Pró-Alertas, com duração máxima de cinco anos para a execução das atividades. O valor total do financiamento a ser repassado aos projetos aprovados é de até R$ 900 mil.
Entre os itens financiáveis estão bolsas de iniciação científica, doutorado e pós-doutorado, além de passagens aéreas para missões de pesquisa no Brasil ou no exterior e diárias para participação em eventos acadêmicos em temas relacionados ao projeto no exterior.
Objetivos
O novo programa tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, por meio do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica interdisciplinares na área de Desastres Naturais. 
A iniciativa também visa estimular a criação, o fortalecimento e a ampliação de áreas de concentração e linhas de pesquisa na área de desastres naturais em programas de pós-graduação existentes no País, tais como geologia, geotecnia, engenharia civil, engenharia ambiental, entre outros).

Além disso, fomenta pesquisas básicas e aplicadas sobre temas relativos à alertas, prevenção, e gestão de Desastres Naturais.
Requisitos 
Entre as caraterísticas e requisitos principais,exigidos para a apresentação de projeto, contam no edital:
§  O projeto deverá ter, prioritariamente, caráter multi e interdisciplinar;
§  Serão apoiados, preferencialmente, projetos que envolvam parcerias (rede ou consórcio) entre equipes de diferentes instituições de ensino superior ou entre estas e outras instituições de pesquisa que se enquadrem nos termos deste Edital;
§  Cada projeto deverá indicar uma instituição líder vinculada a um Programa de Pós-Graduação stricto sensu acadêmico avaliado pelo Sistema de Avaliação da CAPES com nota igual ou superior a quatro.
São alguns dos requisitos para as equipes participantes do projeto:

§  Serem constituídas por pesquisadores, docentes e discentes vinculados aos cursos de pós-graduação das instituições de ensino superior;
§  Explicitarem o compromisso do projeto com a formação de recursos humanos nas áreas temáticas definidas neste Edital; 
§  A equipe líder deverá indicar um coordenador-geral, doutor há pelo menos cinco anos, pertencente ao quadro permanente de pessoal de IES e/ou instituição de pesquisa, com produção científica e/ou tecnológica.

Para obter mais informações, envie um e-mail para pro-alertas@capes.gov.br.
Fonte:
Capes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário