Má formação dos professores atrapalha educação
brasileira
Reprodução/UOL
Sem número suficiente de professores
formados adequadamente, profissionais sem diploma de ensino superior estão
dando aulas em escolas de ensino fundamental do país. Para especialistas,
valorizar a profissão e melhorar a formação dos professores é o primeiro passo
para alcançar resultados educacionais efetivos.
"Os dados referentes ao desempenho
de nossos estudantes em todas as etapas de ensino são decepcionantes. Esse é o
reflexo da qualidade da educação que lhes é oferecida", avalia a
pesquisadora Bertha do Valle, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de
Janeiro).
Em 2013, 21,5% dos
professores brasileiros que davam aulas nos anos finais do ensino fundamental
(6° ao 9° ano) não fizeram ensino superior. Dos profissionais em sala de aula
nessa fase de ensino, 35,4% não são habilitados para dar aula --ou seja, não
fizeram licenciatura. Os dados são do Censo Escolar.
A dificuldade em encontrar
professores com formação adequada é um misto entre falta de profissionais nos lugares
em que são necessários, baixa atratividade da profissão e dificuldades dos
professores nas salas de aulas se especializarem.
Desvalorização
Para Helena Freitas, diretora da
Anfope (Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação), a
questão crucial é a desvalorização do magistério. O valor do salário do docente
sempre volta à baila quando se discute a qualidade dos professores. O piso nacional foi
fixado em R$ 1.697 em 2014, mas não é adotado por todas as redes
municipais e estaduais.
No entanto, valorização não se resume
ao salário. As condições de trabalho que impõem aos professores uma
jornada dupla ou em várias escolas, a ausência de planos de carreira que
valorizem o trabalho do professor e não apenas sua titulação e a dificuldade de
lidar com questões do entorno da escola dentro da sala de aula são alguns dos
problemas que "acabam impactando na motivação dos professores para o
trabalho", considera Helena.
Falta de licenciatura
Sem formação adequada, os professores
têm dificuldades em ensinar seus alunos apropriadamente. "Todas as
profissões têm seus métodos de trabalho: o engenheiro aprende a fazer os
cálculos, o professor deveria aprender a dar aula bem", explica Bernadette
Gatti, pesquisadora do tema na Fundação Carlos Chagas.
Seria em um curso adequado de
licenciatura o lugar em que os docentes deveriam aprender as técnicas para
melhorarem suas aulas. Mas os cursos universitários também precisam ser
repensados. "As licenciaturas não estão formando professores
profissionais, essa é a questão", aponta Gatti.
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