quarta-feira, 21 de maio de 2014

Documentaristas Bodanzky e Da-Rin proferirão palestras e exibirão seus filmes em seminário do NAVI sobre Amazônia no dias 21 e 22




Dois dos mais importantes documentaristas brasileiros participam do Seminário “O documentário na Amazônia” que o Núcleo de Antropologia Visual da UFAM realiza na próxima semana, nos dias 21 e 22 com o patrocínio da FAPEAM. Jorge Bodanzky, com passagem permanente pelo Amazonas tanto como cineasta como integrante de júri em mostras e festivais, e Sílvio Da-Rin, documentarista na região e ex-secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, serão os convidados do evento que pretende reunir realizadores, estudantes e pesquisadores do audiovisual para discutir o documentário em suas representações sobre a Amazônia.
O Seminário acontece no Campus Universitário, no auditório Rio Negro do ICHL, a partir das 8h30, quando Bodanzky e Da-Rin proferirão palestras e exibirão seus filmes mais significativos para o tema. Aberto também ao público em geral, no dia 21, Jorge Bodanzky abordará o que significa “Documentar a Amazônia”, entrecortando sua fala com exibição de trechos de seus filmes.
Em seguida, será exibido Iracema, uma Transa Amazônica, filme-referência para a compreensão do avanço capitalista na Amazônia nas décadas de 1960 e 70 pelo regime militar. No dia 22, Silvio Da-Rin apresentará o tema “O Documentário Brasileiro na Atualidade” e, em seguida, será exibido o filme Paralelo 10 e o lançamento de seu livro “Espelho Partido”.
Na parte da tarde, o evento realiza duas mesas-redondas, intituladas “Olhares Sobre a Amazônia”, quando integrantes do projeto Amazônia Audiovisual – Representatividades Contemporâneas, do NAVI, representando os estados da Amazônia, debaterão com o público a produção de documentários amazônicos, suas implicações e desafios, a partir do levantamento de filmes do período 1997 a 2010.
Participam das mesas-redondas os cineastas e pesquisadores Jorane Castro (PA), Gavin Andrews (AP), Éder Rodrigues e Thiago Briglia (RR), Gustavo Soranz (AM), Zezinho Yube (AC), Juliano Araújo (RO) e Sávio Stoco (AM), que, à noite, a partir das 19h dos dois dias, no Cine Theatro Guarany, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, exibirão seus filmes ao público que terá a oportunidade de dialogar com eles.
Para a coordenadora do NAVI e do Seminário, Profª Selda Vale, este evento é uma demonstração do andamento do projeto de pesquisa sobre o documentário amazônico, que, vencida a primeira fase – a do levantamento da produção por estado naquele período -, inicia agora um momento de reflexão sobre esses filmes, na tentativa de traçar uma perspectiva mais orgânica do fazer documentário na região, de apontar caminhos para políticas públicas de seu incentivo, envolvendo principalmente os realizadores.
“A partir do momento que se conhece qual é a cara e a voz dos documentários produzidos na Amazônia, temos condições de indicar propostas aos responsáveis pelo incentivo a essa produção – governos e empresários – de apoiar projetos e produções que efetivamente valorizem nossa cultura e nosso povo amazônico”, disse a professora.
Todas as atividades do Seminário são gratuitas e aqueles que se inscreverem antes terão direito ainda a uma certificação. O evento recebe o apoio da FAPEAM, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Estado da Cultura, do Blue Tree Premium Hotel e do Cine & Vídeo Tarumã.
PROGRAMAÇÃO 
 
Fonte: Portal de noticias da UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário