domingo, 26 de junho de 2016

História do capitalismo na Amazônia do século XX, Leandro Tocantins é tema de obra lançada na Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e do POG em Sociologia (PPGSocio), realiza o lançamento do livro “Tradição e Modernidade no Pensamento de Leandro Tocantins”.
O evento ocorre neste sábado (25), às 10h30, no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, localizado na Rua Bernardo Ramos, 117, Centro Histórico de Manaus.

A obra foi produzida pelo professor Odenei de Souza Ribeiro como resultado da tese defendida no âmbito do PPGSCA, elaborada e defendida no ano de 2012 pelo professor, com a orientação da professora Marilene Corrêa da Silva.

Resumo - Os ciclos dialéticos de expansão do capitalismo na Amazônia durante o século XX deixaram marcas na esfera cultural e social da cidade. O curto espaço de tempo entre o ápice e o declínio do extrativismo da borracha, foi marcado por uma vigorosa produção intelectual, indo de uma visão otimista em relação ao futuro da região ao pessimismo do abandono da Amazônia pelo poder público.
Sua produção intelectual e sua ação política deslocaram-se gradativamente do nacional desenvolvimentismo para a modernização conservadora. Nesse sentido, a concepção de tradição e modernidade em seu pensamento está articulada intimamente ao papel intelectual que desempenhou na organização e direção da vida cultural, regional e nacional.

Leandro Tocantins - O escritor, jornalista e historiador brasileiro, Leandro Tocantins, nasceu em Belém, no ano de 1919.Autor de dois livros clássicos, O Rio Comanda a Vida (uma interpretação da Amazônia), no qual faz um estudo da importância e influência dos rios na vida dos povos da Floresta Amazônica, e Formação Histórica do Acre, considerado uma enciclopédia de leitura obrigatória para todos que pretendem conhecer a história do Estado. Suas obras giram em torno de dois polos de influência: o Pará (Belém e Ilha de Marajó) e Acre.
Com informações do Portal da Ufam

Nenhum comentário:

Postar um comentário