domingo, 30 de outubro de 2016

Propostas para a Amazônia: 450 delegados de 19 regiões dar social iniciar pré-fórum em Tarapoto

O primeiro dia do Pré-Fórum Social Pan-começou esta manhã em Tarapoto superando todas as expectativas. A organização tinha previsto a chegada de cerca de 300 representantes e antes das 10 horas este número já foi ultrapassado. Evento tem como objetivo articular propostas para o VIII Fórum Pan-Amazônico Social, a realizar no próximo ano, no Peru.

Começou na cidade de Tarapoto, região de San Martin, o social Pré-Forum Panamazonic com a participação de mais de 450 delegados de 19 regiões do país terão a oportunidade de apresentar e analisar os principais problemas enfrentados pela Amazônia peruana, mas também parte do região andina.
Georgina Rivera, mãe artesão awajún e líder da comunidade de Nazaré, na região amazônica, foi um dos primeiros a chegar ao evento, que está sendo desenvolvido na Universidade Nacional de San Martin, localizado a 10 minutos da praça principal da cidade.
"Minha comunidade foi afetada pelo derramamento de 25 de janeiro, em Chiriaco, que agora estão sofrendo com o peixe (contaminada) e as plantas morreram e não pode crescer nas margens das praias. Nós crescemos amendoim, banana, mandioca; e já não pode ser plantada. "
Giorgina
De acordo com o relato oficial, a sua presença no pré-forum responde à necessidade de saber mais do que os impactos causados ​​pelas actividades petrolíferas. Observa que, em sua comunidade um total de 38 crianças participaram na limpeza do derramamento disse.
"Temos processado a empresa (oleoduto Petroperu por Norperuano, causando o vazamento) para compensar-nos e apoiar-nos com as drogas", diz ele.
E Georgina, Ema Tapullima também chegou a Tarapoto para aprender e fazer as ações do Estado para que a poluição de petróleo está parado. Ela é um nativo do povo indígena Kukama comunidade de Puerto Prado, na região de Rio Marañón, Loreto.
"Minha comunidade está contaminada por causa derrames estão fazendo (água) acima; em Cuninico, Nova Aliança ", diz ele.
Uma história diferente, mas igualmente convincente, é que a comunidade de Oswaldo Manihuari vive, também as pessoas Kukama, Achual Tipishca a comunidade, no distrito de Lagunas, Loreto.
"Queremos ser reconhecidos e nossas comunidades titulen para combater a entrada de empresas extrativas transnacionais, e, assim, ter um documento provando-nos como tal, temos o direito."
Ema Tapullima
Ema Tapullima
Nesse sentido, o líder disse que desde que a sua organização tem trabalhado -CORPI- uma proposta para uma qualificação abrangente para as pessoas, não só para as comunidades.
"Vamos levantar nossos territórios e sustentar bem assim que começar a introduzir o Governo dizer que precisamos, queremos reconhecer-nos como tal porque estamos vivendo bem antes da existência do estado", diz Manihuari.
Natural na mesma San Martin, Becker Tuanama é Canahuasisa a comunidade nativa e é presidente da Federação Kichua Dorado Huallaga, que cobria doze comunidades indígenas, associações de cooperativas e plantas medicinais.
Ao contrário de outros casos, as pessoas Tuanama apela à implementação de projectos que promovem atividades como pecuária e reflorestamento.
"Nós estão interessados no território porque temos preservado território e território também pode ser explorado de forma sustentável , " diz ele.
"Nossa demanda é para manter a floresta em pé e ter projetos e propostas para rever a questão dos projectos conjuntos, raisings, que agora não , "acrescenta.
Os casos citados representam uma amostra de alguns dos tópicos a serem abordados no âmbito do social Pré-Forum culminará amanhã com uma marcha e lendo um comunicado, a Declaração de Tarapoto, que será enviado ao Governo.
Este pré-fórum marca a passagem das questões e propostas que serão o VIII Fórum Social Panamazonic a ser realizada em Tarapoto de 28 de abril a 01 de maio de 2017, evento no qual representantes dos nove países que acolhem território amazônico.

Fato:
As regiões que têm mais representantes no pré -Forum são Amazonas, Cajamarca, Junin, Lima, Loreto, San Martin e Ucayali. Delegados de Ancash, Apurimac, Ayacucho, Cusco, Huancavelica, Huanuco, Madre de Dios, Moquegua, Pasco, Piura, regiões de Puno e Tacna também participam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário