quarta-feira, 5 de outubro de 2016

NEAI da UFAM discute a presença de estudantes indígenas nas universidades

Núcleo de Estudos da Amazônia (NEAI) da UFAM discute a presença de estudantes indígenas nas universidades abordará questões sobre modos e tradução de conhecimentos indigenas

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) promove no dia 11 de outubro, às 14h, a palestra “Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir o conhecimento”. Ministrado pela antropóloga Talita Lazarin Dal’Bó, membro do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/USP) e colaboradora do NEAI, o encontro  faz parte da programação do Seminários de Pesquisa, e será na sala 12 da Faculdade de Direito.

Talita apresentará as principais questões sobre o acesso recente e intenso de estudantes indígenas às universidades e espaços acadêmicos. O objetivo é estabelecer um debate acerca de regimes de conhecimento. A apresentação levará em consideração o acompanhamento de experiências de estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) na UFAM.

Uma das reflexões que será proposta durante o seminário diz respeito aos modos de conhecimento dentro da experiência de universitários indígenas, que se estendem a diversos momentos da formação acadêmica desses estudantes. Segundo Talita, isso demonstra que “a ideia de ‘conhecimento’ deve ser ampliada para uma perspectiva mais composta, que se atente a modos de se relacionar, de ocupar espaços, de constituir sujeitos políticos e de construir alianças e relações que se entremeiam no campus e para além dele”.

Sobre o NEAI
Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da UFAM. O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais.
Com informações do Portal da Ufam

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