Resultado de pesquisa realizada com professores de quatro escolas do município de Orixininá-PA, no oeste do Pará, o livro Representações Sociais e Projeto Político Pedagógico,
de autoria das professoras Arlete Marinho Gonçalves, da Universidade
Federal do Pará, e Maria Josefa de Souza Távora, da Universidade do
Estado do Pará (UEPA), será lançado nesta quarta, 19 de outubro de 2016,
no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).
Gestão democrática - O Projeto Político Pedagógico
em estudo no livro é um instrumento instituído pela Lei de Diretrizes da
Educação (LDBEN) 9394/96 e regulamentado como princípio de gestão
democrática das escolas públicas e direcionamento da organização do
trabalho, no que diz respeito ao rumo e à construção identitária da
escola como espaço político e social, o qual revela a importância dos
professores no processo de implementação dos projetos pedagógicos.
Representações - A pesquisa norteia-se pela Teoria
das Representações Sociais e objetiva saber a percepção dos professores
que, com a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógico nas escolas,
assumem novos modelos de formação, novos saberes, atitudes, novas
competências e habilidades, as quais possibilitam dialogar e intervir na
realidade educacional local. O resultado da investigação busca
contribuir para a melhoria da prática do professor no fortalecimento da
educação mediada por processos democráticos de elaboração dos projetos
pedagógicos das escolas públicas.
Experiência - O interesse da pesquisadora em
realizar a pesquisa surgiu da experiência em dar apoio e suporte
pedagógico ao processo de construção dos projetos pedagógicos nas
escolas de Oriximiná como supervisora da Secretaria Municipal de
Educação, com palestras, cursos e minicurso de formação continuada a
docentes e gestores das zonas rurais e urbanas.
Autoras
- Artelete Marinho é doutora em Educação (UFPA). mestre em Educação
(UEPA), pesquisadora das áreas de Organização do Trabalho Escolar,
Educação Especial e Representações Sociais. É coordenadora do Grupo de
Estudo e Pesquisa da Educação Especial. Maria Josefa de Souza Távara é
pós-doutora (PUC RJ), doutora em Educação (UNESP), Pesquisadora da área
de Educação com ênfase em Projeto Político-Pedagógico e Organizacional
da Escola Pública. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
(UEPA).
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