terça-feira, 7 de julho de 2015

Projeto Primeira Infância Ribeirinha



O Projeto Primeira Infância Ribeirinha é uma iniciativa conjunta da FAS, Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SUSAM) e Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que busca subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas para o desenvolvimento da primeira infância das crianças nas comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas. O projeto conta com apoio do Projeto Primeira Infância Melhor (PIM-RS).

O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos cuidadores das crianças, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho, além de desenvolver competências dos profissionais em primeira infância. A metodologia consiste na capacitação de agentes comunitários de saúde da RDS do Rio Negro, que munidos de modelo de visitação elaborado pelo PIR em parceria com a SUSAM e Prefeituras Municipais, realizam acompanhamento da evolução das crianças desde a gestação até os seis anos de idade. 

Pioneiro na Amazônia, os resultados do projeto Primeira Infância Ribeirinha foram apresentados em vários eventos internacionais sobre o tema. Em maio de 2014, o PIR esteve em Santiago, no Chile, para contribuir no planejamento da Rede Panamericana da Investigação de Visitação Domiciliar, que reúne vários programas de saúde infantil da América Latina. Em julho, o projeto contribuiu no XI Encontro Internacional sobre Educação Pré-Escolar, realizado em Cuba, que promoveu um intercâmbio de experiências sobre a infância e o pré-natal em países latino-americanos.

O PIR também participou do X Encontro Nacional de Primeira Infância, realizado no final de 2013 em Porto Alegre-RS, e do Encontro Nacional de Aleitamento Materno, realizado em novembro deste ano em Manaus-AM.

Reprodução da página da fas-amazonas.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário