terça-feira, 7 de julho de 2015

3º EPPPAC aborda educação, interculturalidade e ambiente



Com a participação do Coral da Ufam, teve início na manhã desta segunda-feira, 6, a 3ª edição do Encontro de Políticas Públicas da Pan-amazônia e Caribe (EPPPAC). O evento aborda o tema “Educação, interculturalidade e Ambiente na região. A programação segue até amanhã, 7, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).


Tendo uma programação diversificada, com direito a apresentações artísticas como a do Coral da Ufam, que abriu o evento com um repertório regional, o 3º EPPPAC busca discutir políticas públicas para a região da Pan-amazônia e Caribe. “Queremos divulgar uma singularidade geográfica que comporta culturas, economias e pessoas que formam um território diferenciado”, declarou a coordenadora do evento, professora Heloísa Helena Corrêa da Silva.


Nesta edição, a educação, a interculturalidade e o ambiente nos estados que abrigam a Floresta Amazônica e o Caribe são a pauta principal. Segundo a também líder do Grupo Questão Social e Serviço Social na Amazônia, a adoção pela temática se deu devido à priorização da educação pelo governo federal. “Enquanto um país de dimensão continental, o Brasil comporta, a exemplo da Pan-amazônia, uma diversidade de cultura e essa diversidade está aqui presente entre nós e ela se expressa através dessa interculturalidade”, explicou.


Ainda conforme a professora, o EPPPAC apresenta a importância da interculturalidade para a região como forma de interação, de fusão das culturas. O ambiente é entendido como ponto comum entre os habitantes da Pan-amazônia e a educação como meio para formação de pessoas conscientes da interculturalidade e da necessidade de preservar o ambiente.


Durante a manhã, ocorreu a abertura oficial do EPPPAC, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e a primeira mesa de discussão, a qual reuniu os coordenadores dos programas de pós-graduação da área de ciências sociais da UFAM e representantes do Instituto de Investigação da Amazônia Peruana, e do Núcleo de Estudos Comparativo da Amazônia e Caribe. Os desafios para a implantação e crescimento da pesquisa científica foram expostos pelo grupo. “A publicação é um dos maiores problemas do PPGSS”, disse a professora Cristiane Fernandes sobre o Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS). “Precisamos produzir coletivamente para consolidar o programa”, complementou, destacando a produção centralizada em alguns professores como desfavorável para o PPG.



O professor Max de Souza, do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM, relatou também sua experiência na unidade situada em Benjamim Constant. De acordo com o docente, a produção científica está principalmente na graduação por meio de projetos de iniciação à ciência e de trabalhos de conclusão de curso. O baixo número de doutores foi apontado pelo professor como um obstáculo para o maior empreendimento de pesquisas no INC.


A programação do 3º EPPPAC prossegue com mesas-redondas, sessões temáticas de comunicação oral e atividades culturais, como lançamento de livros.A agenda do evento de amanhã, 7, entre outras atividades, inclui a Conferência que trata da integração regional e direitos humanos, às 10h, e a Conferência de Encerramento cujo tema é “As influências teóricas e metodológicas do Serviço Social: Das origens à contemporaneidade”, conduzida pela professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Carmelita Yazbek, às 17h30.

Reprodução do Portal da Ufam

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