quarta-feira, 22 de julho de 2015

Centro RIO+ realiza consulta virtual sobre acesso à informação em assuntos ambientais



PNUD Brasil - Pesquisa está disponível até 7 de agosto e servirá de base para representantes brasileiros nas próximas negociações regionais.
A consulta virtual tem entre seus objetivos promover a participação da sociedade civil em processos decisórios sobre assuntos ambientais. .
Participe da consulta virtual sobre o acesso à informação, participação em processos decisórios e acesso à justiça em temas ambientais, disponível até 7 de agosto.

“A melhor maneira de tratar as questões ambientais é assegurar a participação, no nível apropriado, de todos os cidadãos interessados”, assegura o Princípio 10 da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, assinada pelos países da América Latina e do Caribe na Conferência Rio+20, em 2012.

Nesse contexto, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) realizam consulta online para receber comentários da sociedade civil brasileira, incluindo representantes da mídia, academia, ONGs nacionais e internacionais e setor privado, a respeito do documento preliminar de acesso à informação em assuntos ambientais elaborado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Atualmente, 20 países da região já aderiram aos termos da Declaração e engajaram-se em diálogo sobre o tema no âmbito da CEPAL. O resultado desse envolvimento foi a abertura de negociações governamentais para possível adoção de um instrumento regional, cuja natureza e conteúdo ainda não atingiram o consenso. 

O documento ressalta que a informação constitui um elemento-chave de todas as sociedades democráticas. Dessa forma, aponta que é preciso proceder ativamente para levar ao domínio público a informação sobre o meio ambiente, garantindo acesso fácil, rápido, efetivo e prático à informação.

Além disso, defende que é necessário promover a sensibilização e a educação ambiental do setor público e da sociedade em geral. Esse propósito contribui para a aplicação dos direitos de acesso e proporciona conhecimento, capacidades e entendimento para participação da sociedade civil em processos decisórios sobre assuntos ambientais. 

O Centro RIO+, portanto, oferece uma oportunidade para conhecer as impressões e opiniões da sociedade civil sobre a proposta de implementar um instrumento regional. As respostas recebidas serão consolidadas e apresentadas no website do Centro RIO+. O material também servirá de insumo para os representantes brasileiros na próxima etapa das negociações regionais, em outubro.
Reprodução do portal do pnud.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário