terça-feira, 10 de junho de 2014

Provinha Brasil: Secretarias devem indicar interlocutores até 16 de junho


Provinha Brasil: Secretarias devem indicar interlocutores até 16 de junho
Avaliação institucional
Exame avalia a qualidade oferecida pela rede de ensino a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos
Reprodução/Portal Brasil 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pede aos secretários de educação das redes públicas municipal e estadual e do Distrito Federal, que indiquem um interlocutor para o acesso ao sistema on-line da Provinha Brasil, até o dia 16 de junho. O ambiente virtual tem como objetivo apoiar as escolas e redes de ensino na análise dos resultados da avaliação, por meio de relatórios eletrônicos.

O interlocutor deve ser vinculado à área de avaliação ou a ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os procedimentos para indicação foram enviados às secretarias de Educação, por meio de ofício do instituto, na última segunda-feira (2).

O registro para acesso ao sistema on-line segue até dia 17 de julho. O sistema estará aberto em 14 de julho para as escolas cadastrarem as informações da primeira aplicação da Provinha Brasil este ano. O prazo vai até 14 de outubro.

Sobre o programa
A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), ela é dirigida aos alunos que passaram por pelo menos um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. 

Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental, os estudantes respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. 

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Fonte:
Portal  Brasil com informações do
Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário