terça-feira, 10 de junho de 2014

Atividades educativas marcam Semana do Meio Ambiente no Amazonas


Atividades educativas marcam Semana do Meio Ambiente no Amazonas
Educação ambiental
Na Embrapa Ocidental, estudantes aprenderam sobre importância de preservar espécies florestais da Amazônia
Reprodução/Portal Brasil

Atividades que exaltaram a importância da preservação dos recursos naturais marcaram a Semana do Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta (5). A data foi lembrada pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) como a transmissão de conhecimentos importantes sobre o cuidado com a natureza. Nesta semana, três ações reuniram pesquisadores, agricultores e estudantes para momentos de reflexão sobre o tema. 

Na quinta-feira (5), cerca de 60 estudantes da Escola Dona Mieko – instituição localizada no entorno do Campo Experimental do Caldeirão, pertencente à Embrapa Amazônia Ocidental em Iranduba – aprenderam sobre Educação Ambiental e Reciclagem de Resíduos Orgânicos, através de palestras interativas, brincadeiras e vídeos que abordaram a conservação de recursos como a água, o solo e a floresta.

Conforme o pesquisador da Embrapa, Nestor Lourenço, a atividade foi um primeiro passo para sensibilizar os estudantes das comunidades sobre a questão da reciclagem de resíduos orgânicos e para mobilizar moradores e lideranças na busca pela qualidade de vida, através da redução da geração de resíduos sólidos, além de motivar as comunidades no sentido de adotarem a prática de reciclagem como o meio mais viável para recuperar a fertilidade natural dos solos e reduzir a degradação ambiental.

As palestras foram apresentadas pelos pesquisadores da Embrapa, Rosângela Reis e Nestor Lourenço. No início da atividade, o supervisor do Campo Experimental do Caldeirão, Antonio Fernando Silva, falou sobre os trabalhos desenvolvidos no local, e o colocou à disposição da comunidade escolar. O evento foi promovido através dos Programas Embrapa & Escola e Vitrines Agroecológicas do Bioma Amazônia.

Outras programações
Na quarta-feira (4), cerca de 30 alunos da Escola Adventista Paul Bernard visitaram a Embrapa Amazônia Ocidental. A programação contou com a abordagem de temas variados.

No Espaço Ambiental da Unidade, a pesquisadora Rosângela Reis e as bolsistas Cristiane Soares e Bruna Landin falaram sobre diversos aspectos relacionados ao solo. No laboratório de Solos e Plantas, os técnicos Deborah Araújo, Emanoel Alencar, Michele Pereira e Simone Alves destacaram a importância da análise do solo e plantas para a agricultura.

No Laboratório de Sementes, a pesquisadora Lucinda Carneiro falou sobre diferentes espécies florestais da Amazônia. Por fim, o analista Bruno Scarazatti explanou sobre a importância da estação meteorológica para a agricultura e para o monitoramento de informações sobre o clima. A atividade foi promovida através do Programa Embrapa & Escola.

Já na terça-feira (3), na sede da Comunidade Cristiano de Paula, aconteceu o terceiro módulo do Curso Educação Ambiental – Solo e Desenvolvimento na Amazônia, destinado a agricultores familiares da localidade. O objetivo da atividade foi o de fortalecer a cidadania e concretizar a busca de alternativas para melhoria da qualidade de vida no meio rural, além de trabalhar com a comunidade o aprimoramento das relações entre o homem e o ambiente, de modo integrado e sustentável.

A programação contou com o debate sobre temas como tipos de solo e suas funções econômica e biológica; solo como equilíbrio natural; e preservação do solo. As instrutoras foram as pesquisadoras Rosângela Reis e Elisa Wandelli, e a bolsista Bruna Landin. O evento foi promovido através do projeto Ajuri Agroflorestal.
Fonte:
Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário