segunda-feira, 9 de junho de 2014

Censo escolar fornece mapeamento estratégico na educação básica, gestores têm até 15 de agosto para envio de dados


Censo escolar fornece mapeamento estratégico na educação básica
Pesquisas educacionais
]
Informações ajudam a traçar políticas públicas voltadas para o estudante. Gestores têm até 15 de agosto para envio de dados
Para a dirigente municipal de educação de Macaé (RJ), Lúcia Maria Silva Tomas, o Censo Escolar da Educação Básica é estratégico para o planejamento e gestão da rede de ensino. "O Censo fornece ao município os dados para todo o planejamento futuro, para sabermos realmente como está o nosso município e assim tomar decisões sobre o que fazer para melhorar", afirma.
Ela lembra ainda que, logo no primeiro dia de coleta de dados, na quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação trabalhava na mobilização para preenchimento dos dados do censo. "A secretaria está toda envolvida na conscientização dos diretores das escolas para o preenchimento dos dados", conta.
A opinião da secretária, que participou do 6° Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado em Florianópolis (sc), entre 27 e 30/5, é compartilhada por outros gestores municipais de diversos estados e regiões do país.
A secretária municipal de Educação de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, Eliana Araruna, afirma que o Censo é uma ferramenta indispensável para qualquer gestor municipal. "A partir das informações que temos com a coleta dos dados é possível saber o que acontece na rede, para planejar e traçar metas de políticas públicas voltadas para o estudante de forma mais eficaz", diz.
A presidenta da Undime, Cleuza Repulho, destaca a importância do envio dos dados atualizados das redes de ensino. "A Undime tem feito um trabalho de conscientização dos gestores sobre a importância de se responder o censo e mais do que isso: a responsabilidade dos diretores das escolas e dos gestores em transmitir estes dados porque eles refletirão no financiamento", afirma.

Prazo para coleta
O envio dos dados do Censo Escolar 2014 poderá ser feito até 15 de agosto, por meio do acesso ao sistema Educacenso. Após a primeira fase de coleta, o sistema será reaberto, para validação das informações, 30 dias após a publicação preliminar no Diário Oficial da União (DOU), prevista para agosto. Os dados finais, após correções e verificações, serão publicados no dia 23 de dezembro.
As informações servem como referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas que preveem transferência de recursos, como merenda e transporte escolares, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Fonte:
Portal Brasil com informações do
Inep 

Nenhum comentário:

Postar um comentário