terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

ALTER DO CHÃO SEDIARÁ FESTIVAL DE CINEMA EM 2019


A vila de Alter do Chão, lugar paradisíaco no distrito de Santarém, oeste do Estado do Pará, sediará na quinzena de outubro de 2019, o Festival de Cinema de Alter do Chão. O Festival pretende ser um espaço de incentivo à produção de audiovisual e de encontro entre culturas em torno da produção audiovisual e outras manifestações artísticas da comunidade local.

Audiência Pública já foi realizada. Em junho do ano passado houve audiência em Santarém. Participaram da audiência representantes da Secretaria de Estado e Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará, Secretaria de Cidadania, Universidade Federal do Estado do Pará e alunos da escola Professor Manoel Leite, de Mosqueiro.

O Diretor Geral do festival, Locca Faria, afirma que haverá um trabalho conjunto com todas as lideranças sociais, etniasindigenas, produtores locais, parcerias institucionais, o olhar dos encantados, dos conhecimentos amazônicos, dos intelectuais, dos pensadores da Amazônia aliada a sabedoria popular.

Seleção de Filmes e Curadoria
Poderão ser selecionados filmes em todos os formatos, sendo estes; curtas, médias, longas-metragens, documentário, ficção, experimental e/ou animação, filmes realizados com celulares, documentário de divulgação científica, primeiro jovem cineasta, soluções comunitárias, filmes indígenas, filmes realizado por mulheres.
A curadoria é de extrema importância e daremos um espaço para os pequenos realizadores, os que sonham em fazer o seu primeiro filme e não tem condições de realizá-lo dentro dos moldes exigidos pela indústria cinematográfica brasileira e internacional. Assim, o Festival será um palco para a produção local, sendo de alcance a qualquer pessoa que se lançar em gerar seu próprio conteúdo.
Durante 7 dias, o festival exibirá de forma gratuita filmes nacionais, internacionais e locais de valor cultural, social e/ou artísticos, e será palco de apresentações musicais e outras intervenções artísticas.
1º Seminário do Festival de Cinema de Alter do Chão

Nos dias 14, 15 e 16 de março de 2019, acontecerá o 1º Seminário do Festival de Cinema de Alter do Chão: Estratégias, Ações e Financiamento da Produção Audiovisual. O Seminário visa potencializar a produção audiovisual na região amazônica, bem como, promover o intercâmbio do público participante com os representantes da indústria do audiovisual em nível nacional e internacional. Trata-se de uma experiência inovadora trazida para a região, onde há grande interesse por debates sobre o setor.
Uma intensa programação com a realização de palestras, com destaque para a participação do diretor do festival, Locca Fraria, , Rui Guerra (cineasta), Zico Goes (Dir. Fox Internacional) e Julia Priolli (Dir. Fox Latin America), representante da ANCINE, exibição de documentários e apresentações musicais devem acontecer no dia 14/03, no auditório da UFOPA – Campus Tapajós e nos dias 15 e 16 de março de 2019, no Hotel Mirante da Ilha, em Alter do Chão, em Santarém. Os interessados em participar podem buscar maiores informações acessando o site do festival: http://festivaldealterdochao.com.br/
Histórico
No ano passado, em 19 de março de 2018, o projeto Luzes do Tapajós realizou oficina de produção audiovisual com os cineastas Locca Faria e Tarsilla Alves. A oficina ocorreu na Unidade Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O curso buscou discutir a produção audiovisual com membros da comunidade interna e externa interessada em trabalhar produções de cinema e de documentários que tenham por princípio a valorização da linguagem amazônica e a identidade cultural como forma de autoafirmação.
Dentre os objetivos estava a elaboração de uma proposta de Festival de Cinema em Alter do Chão, com um diferencial temático envolvendo cinema na Amazônia, música, poética e imaginário da relação homem-natureza.
























































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário