quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Ganha força o movimento pela criação da Universidade Federal do Alto Solimões

Ganha força o movimento que visa à criação da Universidade Federal do Alto Solimões – a UFAS – cuja sede seja em Benjamin Constant, onde funciona o Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. A iniciativa recebe total apoio da população do Alto Solimões: prefeitos, vereadores, secretários municipais, sociedade civil organizada e prefeitos das cidades vizinhas na tríplice fronteira do Brasil, Colômbia e Peru.

No dia 22 (próxima sexta-feira) de fevereiro de 2019, o município de Benjamin Constant/AM sediará o evento, na quadra poliesportiva Arnaldo Pires, no bairro de Coimbra, ao lado da sede da Prefeitura, a partir das 14 horas, onde ocorrerá a 1ª audiência pública de mobilização em defesa e em prol da criação da Universidade Federal do Alto Solimões.

A iniciativa partiu do descontentamento com o processo que tramita na Câmara dos Deputados, encaminhado por meio da Mensagem do Presidente Michel Temer, de número 799, datada de 28 de dezembro de 2018, que propôs a criação da Universidade Federal do Médio e Alto Solimões (UFEMAS), com sede no município de Coari.  

Na audiência pública, os organizadores do movimento dão como certa a presença de ilustres personalidades do meio acadêmico, político, militares, lideranças de movimentos sociais e indígenas, com presenças já confirmadas: Reitor da Universidade Federal, Sylvio Puga, representante da Universidad Nacional de Colômbia – Unal, o Professor Edgar Bolivar; Senador Eduardo Braga; Deputado Federal Átila Lins; Deputado Federal Silas Câmaras; Deputado Federal Marcelo Ramos, Governador do Departamento do Amazonas Letícia/Colômbia, Vitor Hugo Moreno.

O objetivo da audiência é discutir a importância da criação da UFAS, desmembrada da proposta de criação da Universidade Federal do Médio e Alto Solimões (UFEMAS) que compreenderia a unificação das atividades de ensino superior desenvolvidas nos campi da UFAM do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), localizado no município de Coari e no Instituto de Natureza e Cultura (INC), localizado em Benjamin Constant.

Durante a audiência serão recolhidas assinaturas de abaixo assinado que acompanhará a Carta em prol da criação da Universidade Federal do Alto Solimões – UFAS, com sede no município de Benjamin Constant, para ser encaminhada a Câmara dos Deputados.

Histórico
Em discurso na sessão plenária do dia 08 de dezembro de 2005, o Deputado Átila Lins (PMDB/AM), defendia a criação da Universidade Federal do Alto Solimões – UFAS, em sua justificativa dá ênfase a questões de fronteira, a soberania nacional, o estudo da flora e fauna para o desenvolvimento regional.

Em 2010, o (PL) Projeto de Lei nº 6830 – B, de autoria do Deputado Federal Átila Lins propõem a criação da Universidade Federal do Alto Solimões – UFAS, em uma área de relevância estratégica na tríplice fronteira.

Em 31 de dezembro de 2018, o ministro da Educação Rossiele Soares, anunciou que enviou ao legislativo, com a aprovação do presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei (PL) nº 11279/2019 que tramita no Congresso Nacional que propõe a criação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas e a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões – UFEMAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário