terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Unesco: Educação de Jovens e Adultos rumo a 2030

A visão da UNESCO é colaborar com os governos e sociedade civil para “transformar vidas por meio da educação ao reconhecer seu importante papel como principal impulsionador para o desenvolvimento e para o alcance de outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos” (Educação 2030).Em 2015, em Incheon, os Estados-membros da UNESCO se comprometeram em “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (ODS 4). Sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos (AEA), na meta 4.6, os Estados-membros assumiram o compromisso de garantir, até 2030, que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, tanto homens como mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido conhecimentos básicos em matemática.  

Marcos legais internacionais
Para tanto, tem como foco a implementação do Marco de Ação de Belém, a Recomendação da UNESCO de 2015 sobre Aprendizagem e Educação de Adultos que, juntos, constituem as bases de referência para a política de AEA e contribuirão para o cumprimento da Agenda 2030 da Educação, oferecendo educação de qualidade para todos e ao longo da vida. 

Monitoramento da AEA
Utilizando o impulso adquirido com a CONFINTEA VI, realizada em Belém, no Brasil, em 2009, a UNESCO, e seu instituto especializado em Aprendizagem e Educação de Adultos (UIL, na sigla em inglês) apoia os Estados membros na implementação da agenda internacional de Aprendizagem e Educação de Adultos (AEA). 

As atividades do UIL como parte de sua coordenação internacional do processo de acompanhamento da CONFINTEA. Uma das atividades mais importantes da UIL nesta área é a publicação do Relatório Global sobre Educação e Aprendizagem de Adultos (GRALE). 

Sobre GRALE III 
O terceiro Relatório Global sobre Educação e Aprendizagem de Adultos (GRALE III) baseia-se em pesquisas de monitoramento concluídas por 139 Estados membros da UNESCO para desenvolver uma visão diferenciada do estado global da aprendizagem e educação de adultos (AEA).  

Avalia os progressos realizados pelos países no cumprimento dos compromissos assumidos no Marco de Ação de Belém, aprovado na Sexta Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (CONFINTEA VI) em 2009.
 
Além disso, o relatório examina o impacto da AEA em três grandes áreas: saúde e bem-estar; Emprego e mercado de trabalho; E vida social, cívica e comunitária. O GRALE III fornece aos responsáveis políticos, pesquisadores e profissionais evidências convincentes para os benefícios mais amplos de AEA em todas essas áreas. Ao fazer isso, destaca algumas das principais contribuições que a AEA pode fazer para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 
Fonte: Portal da  Unesco no Brasil

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