domingo, 19 de fevereiro de 2017

Seminário de Educação discute pesquisa



O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam –Faced- promoveu nesta quarta-feira, 15, a abertura do Seminário de Pesquisa em Educação “Rompendo a dicotomia: uma reflexão sobre teoria e prática”. O evento ocorreu  na sexta-feira, 17, e discutiu a relação entre a pesquisa e a prática e sua importância na formação do profissional da educação.  Foi uma abertura marcada por apresentações culturais e pela palestra da professora da Faced, Lucíola Inês Pessoa Cavalcante. A mesa de abertura foi composta pelos coordenadores do Seminário, professores Cláudio Vitório e Jonise Nunes, pela diretora da Faced, professora Selma Baçal e pela coordenadora do curso de Pedagogia, Silvia Nogueira.

O primeiro momento da abertura contou com a apresentação musical de estudante do curso de Artes, que cantou algumas canções de Tim Maia; em seguida um grupo de estudantes do curso de Pedagogia realizou uma performance com a projeção das várias mudanças ocorridas na legislação do Ensino Médio, por conta da recente aprovação no Senado da medida provisória 746; e, finalizando, a apresentação do grupo de dança “Maracatu-Pedra Encantada” (formado por estudantes de diversos cursos). O evento foi organizado por alunos da disciplina “Seminário de Pesquisa”, sob orientação e colaboração de professores do departamento de Pedagogia.

O objetivo é discutir, até sexta-feira,  a importância da Pesquisa para a prática docente, possibilitando uma análise crítica acerca da realidade educacional a partir da socialização das pesquisas realizadas na área de Educação e que vão resultar em mudança de comportamento dos profissionais.

A coordenadora do Seminário, Jonise Nunes, explicou que o evento é resultado das disciplinas Projeto de Pesquisa 1,  Projeto de Pesquisa 2  e  Seminário de Pesquisa. “Depois dos estudantes passarem por essas disciplinas resolvemos fazer um evento para expor os trabalhos. Como a ideia da Universidade é contribuir para a construção do conhecimento, resolvemos organizar o evento e expor a pesquisa ao público. Além da prática, os estudantes aprenderam a organizar um evento (criação da logo, divulgação, busca de patrocínio, entre outras ações), o que vai acrescentar na formação do profissional do ensino”, destacou Jonise Nunes.

“A complexa relação ensino/pesquisa e a realidade em que atua o profissional da educação, cria um entrave no desenvolvimento de possibilidades de melhora do ensino. Pensar um pouco de que forma a pesquisa ocorre na formação e a sua importância na prática profissional é relevante. É claro que temos que considerar a escola básica (campo de nossas pesquisas) com seus problemas de instalações, condições precárias de trabalho e baixos salários dos professores. Como fazer pesquisa com essa realidade? As dificuldades são inúmeras, mas a pesquisa esclarece informações que muitas vezes não aparecem explicitamente e contribui na transformação da realidade, além de formar profissionais críticos”, ressaltou a professora, Lucíola Cavalcante.

A estudante do 7º período do curso de Pedagogia, Cristina Rackel Souza, afirmou que participar da organização do Seminário foi um aprendizado importante em sua formação. Na vida profissional utilizamos essa ferramenta em diversas situações. “Gostei de ter participado da organização do evento. Não é fácil promover um evento deste tamanho. Aprendi várias coisas e isso vai me dar experiência profissional. Quando estiver atuando em uma escola já sei como organizar um evento”, disse a estudante.
Portal da Ufam

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