O curso
de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam –Faced- promoveu nesta
quarta-feira, 15, a abertura do Seminário de Pesquisa em Educação “Rompendo a
dicotomia: uma reflexão sobre teoria e prática”. O evento ocorreu na
sexta-feira, 17, e discutiu a relação entre a pesquisa e a prática e sua
importância na formação do profissional da educação. Foi uma abertura
marcada por apresentações culturais e pela palestra da professora da Faced,
Lucíola Inês Pessoa Cavalcante. A mesa de abertura foi composta pelos
coordenadores do Seminário, professores Cláudio Vitório e Jonise Nunes, pela
diretora da Faced, professora Selma Baçal e pela coordenadora do curso de
Pedagogia, Silvia Nogueira.
O primeiro momento da abertura contou com a
apresentação musical de estudante do curso de Artes, que cantou algumas canções
de Tim Maia; em seguida um grupo de estudantes do curso de Pedagogia realizou
uma performance com a projeção das várias mudanças ocorridas na legislação do
Ensino Médio, por conta da recente aprovação no Senado da medida provisória
746; e, finalizando, a apresentação do grupo de dança “Maracatu-Pedra
Encantada” (formado por estudantes de diversos cursos). O evento foi organizado
por alunos da disciplina “Seminário de Pesquisa”, sob orientação e colaboração
de professores do departamento de Pedagogia.
O objetivo é discutir, até sexta-feira, a
importância da Pesquisa para a prática docente, possibilitando uma análise
crítica acerca da realidade educacional a partir da socialização das pesquisas
realizadas na área de Educação e que vão resultar em mudança de comportamento
dos profissionais.
A coordenadora do Seminário, Jonise Nunes,
explicou que o evento é resultado das disciplinas Projeto de Pesquisa 1,
Projeto de Pesquisa 2 e Seminário de Pesquisa. “Depois dos
estudantes passarem por essas disciplinas resolvemos fazer um evento para expor
os trabalhos. Como a ideia da Universidade é contribuir para a construção do
conhecimento, resolvemos organizar o evento e expor a pesquisa ao público. Além
da prática, os estudantes aprenderam a organizar um evento (criação da logo,
divulgação, busca de patrocínio, entre outras ações), o que vai acrescentar na
formação do profissional do ensino”, destacou Jonise Nunes.
“A complexa relação ensino/pesquisa e a realidade
em que atua o profissional da educação, cria um entrave no desenvolvimento de
possibilidades de melhora do ensino. Pensar um pouco de que forma a pesquisa
ocorre na formação e a sua importância na prática profissional é relevante. É
claro que temos que considerar a escola básica (campo de nossas pesquisas) com
seus problemas de instalações, condições precárias de trabalho e baixos
salários dos professores. Como fazer pesquisa com essa realidade? As
dificuldades são inúmeras, mas a pesquisa esclarece informações que muitas
vezes não aparecem explicitamente e contribui na transformação da realidade,
além de formar profissionais críticos”, ressaltou a professora, Lucíola
Cavalcante.
A estudante do 7º período do curso de Pedagogia,
Cristina Rackel Souza, afirmou que participar da organização do Seminário foi
um aprendizado importante
em sua formação. Na vida profissional utilizamos essa ferramenta em diversas
situações. “Gostei de ter participado da organização do evento. Não é fácil
promover um evento deste tamanho. Aprendi várias coisas e isso vai me dar
experiência profissional. Quando estiver atuando em uma escola já sei como
organizar um evento”, disse a estudante.
Portal da Ufam
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