domingo, 5 de fevereiro de 2017

Chapa UFAM: conectada para o futuro", de Sylvio Puga e Jacob Cohen é homologada para os cargos da Reitoria da Ufam



 Os professores Sylvio Mário Puga Ferreira e Jacob Moyses Cohen, tiveram homologado o registro da chapa 33 "UFAM: conectada para o futuro", concorrendo respectivamente às vagas de reitor e vice-reitor. Sylvio Puga é economista e deixou recentemente o cargo de Diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Jacob é médico oftalmologista, natural de Parintins, em eleição marcada para o dia 22 de marco de 2017, por meio do voto secreto e paritário em urnas convencional. Apuração dos votos e resultado final, no dia 23 março. Já o 2º turno, se houver, acontecerá no dia 31 de março, com apuração dos votos em 01 de abril.

Sylvio Puga e Jacob Cohen para reitor e vice da Ufam; eleição será em março

A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCUN) divulgou nesta sexta-feira, 03, a homologação das chapas inscritas que participarão da consulta informal para os cargos de reitor e vice-reitor da UFAM, quadriênio 2017-2021. As três chapas terão o período de 10 de fevereiro a 20 de março para apresentar suas propostas à comunidade acadêmica. Os interessados em participar da consulta tiveram de 30 de janeiro a 3 de fevereiro para efetuar a inscrição no processo. 

Além da 33 "UFAM: conectada para o futuro” de Sylvio Puga e Jacob Cohen, ainda foram homologadas a chapa 31 "Contraponto", dos professores Arminda Rachel Botelho Mourão, como reitora, e Iolete Ribeiro da Silva, como vice-reitora e a chapa 17 "Juntos pela UFAM" que tem como candidato o atual vice-reitor professor Hedinaldo Narciso Lima, para reitor e como vice-reitora, a professora Nikeila Chacon de Oliveira Conde. 

Podem votar na consulta informal à comunidade universitária docentes e técnico-administrativos ativos (admitidos até 07/03/2017) e aposentados. Os discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu também podem participar desde que regularmente matriculados até 07/03/2017. O voto é paritário, não havendo diferença de peso entre os três segmentos da comunidade universitária (estudantes, técnico-administrativos e docentes).

A Adua, publicou nota em defesa da autonomia e democracia da Ufam, quanto ao processo de escolha. A nota destaca que a “democracia, como valor universal, é uma construção que se faz com aqueles que pensam e agem sob o imperativo da participação coletiva e efetiva, e deve se materializar tanto no cotidiano da vida da universidade quanto no processo de escolha dos dirigentes da Instituição.

A nota ressalta que “a despeito da legislação autoritária que disciplina o processo de escolha dos dirigentes das Universidades Federais, que determina a modalidade do voto proporcional e não o voto direto e universal, defendido pelo ANDES-SN e pela ADUA-SS, vale ressaltar que desde a vigência legal da proporcionalidade do voto a escolha dos cargos majoritários tem sido feita por meio de consulta informal e paritária, cujos resultados têm sido homologados pelo Conselho Universitário da UFAM. 

Debates estão previstos para os seguintes locais:
08/02 – Campus Manaus – Unidades Externas – Auditório Dr. Zerbini (diurno)
10/02 – Campus de Itacoatiara – Auditório do ICET
14/02- Campus Manaus – Setor Norte: Hall do ICHL/FES (diurno)
20/03 Campus Manaus – Setor Sul: Eulálio Chaves (vespertino/noturno).

Com informações do Portal da Ufam e Adua

Nenhum comentário:

Postar um comentário