domingo, 16 de março de 2014

Walter Benjamin O Caminho para o sucesso em Treze Teses



Walter Benjamin O Caminho para o sucesso em Treze Teses
                                           “Devorar significa sobretudo: engolir algo por inteiro. Walter Benjamin”.
                                                                                                   Josenildo Santos de Souza
                                                                                                                 Novembro/2011.

1)      Não existe nenhum grande sucesso ao qual não correspondam realizações efetivas. As realizações são a consequência. as verdadeiras realizações que estão na base dos grandes sucessos são: uma grande exigência, uma réplica habilidosa, uma transação feliz.
2)      A satisfação pelas realizações eleva a autoestima, o prato principal das realizações.
3)      Só poderão ter sucesso durável aqueles que, em suas ações, parecem ser dirigidos - ou efetivamente o são - por motivos simples, transparentes. O sucesso duradouro é acompanhado pela transparência nas ações e informações ao povo.
4)      A fome de clareza é a mais elevada paixão de todo público.
5)      Todos buscam encontrar a formula do sucesso. O publico pretende conferir aquela fórmula, precisá-la, comprová-la com realidade.
6)      Todas as épocas anteriores estavam convictas de que os contemporâneos guardavam as chaves dos portões da fama.
7)      A fama, ou melhor, o sucesso, tomou-se obrigatória nos dias de hoje. Condição para a vitória: o gosto pelo sucesso superficial como tal. Um prazer puro, desinteressado, que se manifesta da melhor maneira, no prazer de alguém pelo sucesso, mesmo quando este pertence a um terceiro ou quando é um sucesso "imerecido".
8)      Muita coisa é inata, mas o treino ajuda muito. Portanto, não terá sucesso aquele que vive se poupando e só se empenha de verdade no caso de assuntos capitais, e não é capaz, às vezes, de se empenhar ao máximo por pequenas coisas. Pois só assim ele aprende o que é o mais importante, mesmo nas grandes negociações: o prazer de negociar, que vai até o prazer esportivo com relação ao interlocutor, a grande capacidade de abrir mão durante alguns momentos, do seu objetivo (Deus é generoso para com os que têm fé, e finalmente e sobretudo: amabilidade. Não a amabilidade reticente, amorfa, fácil, mas a imprevista, dialética, impulsiva – um laço que, de um só golpe, toma o adversário dócil. 
9)      De todo candidato a um posto, quer-se muito menos ouvir o que ele .tem a dizer do que observar como ele se comporta. O candidato esbarra no segredo da prova. Por isso, em qualquer prova, as melhores chances não estão com os candidatos mais bem preparados, mas com os que sabem improvisar. Se somos bem-sucedidos, fica agradecido e se dispõe a nos facilitar muitas coisas.
10)  Na vida real, em todo em todo indivíduo bem-sucedido habita um gênio. O sucesso também é um encontro marcado: estar na hora certa no lugar certo; nada insignificante. Pois isso quer dizer: entender a linguagem na qual a fortuna se comunica conosco. Não lhe ocorre, porém, que aquilo que ele assim denomina significa, na gramática da fortuna, o mesmo que, na nossa gramática, o verbo irregular, ou seja, a marca indelével de uma força original.
11)  A estrutura de todo sucesso é, no fundo, a estrutura do acaso. Renegar o próprio nome, esta foi sempre a maneira mais radical de afastar todas as inibições e sentimentos de inferioridade. Assim, o jogo é um verdadeiro steeple-chase na pista de obstáculos do próprio ego. O jogador é anônimo, não tem nome próprio e não necessita de nenhum nome estranho, pois as fichas o representam, ali, num lugar bem determinado do pano, que se chama verde, corno a árvore dourada da vida, mas que é cinzento corno o asfalto. E que delírio, nessa cidade de oportunidades, nesse emaranhado de ruas da fortuna, de tomar-se duplo, onipresente, e poder espreitar, em dez esquinas ao mesmo tempo, a fortuna que se aproxima!
12)   Cada um pode trapacear o quanto quiser. Só não deve se sentir um farsante.

13)   Com a expressão "presença de espírito", a linguagem trai o fato de que o segredo do sucesso não se localiza no espírito. O que decide não é o "quê" ou o "como", mas apenas o onde do espírito. Ele só consegue estar presente, nesse momento e espaço, na medida em que penetra no tom de voz, no sorriso, na mudez, no olhar, no gesto. Pois a presença do espírito existe apenas graças ao corpo. E precisamente porque, no caso dos grandes homens de sucesso, o corpo segura com mãos de ferro as reservas do espírito, o espírito só raramente exibe suas jogadas brilhantes. O sucesso com o qual gênios das finanças fizeram suas carreiras é, portanto, da mesma espécie que a presença de espírito com a qual um Abbé Galiani agia nos salões. Só que, como disse Lêrnn, hoje em dia não se trata mais de dominar homens, mas de dominar coisas. Daí a apatia que, entre os magnatas das fmanças, domina tão frequentemente a mais elevada presença de espírito.

Considerações finais
O sucesso é o tempero de tudo aquilo que vamos saborear na ocasião de tomar uma decisão. Seja ela por ocasião: do perigo da batalha, na cautela de quando somos perseguidos, no calor do fogo das paixões, no aconchego do repouso do lar ou do descanso merecido ou na incerteza do presente que parteja o futuro das nossas realizações que denominamos de SUCESSO.
Referência:
Benjamin. Walter, 1892·1940. Documentos de cultura. documentos de barbárie : escritos escolhidos I seleção e apresentação Willi Bolle ; tradução Celeste H.M. Ribeiro de Sousa ... I et al.1. - São Paulo: Cultrix : Editora da Universidade de São Paulo. 1986.

Para citação bibliográfica: SOUZA, J.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário