10 coisas
que você não deve fazer em sua tese ou dissertação
Essa vai para quem está escrevendo, ou vai começar
a escrever em breve, seja seu artigo científico, sua dissertação de mestrado ou
tese de doutorado.
Escrever um trabalho acadêmico de conclusão de curso
[artigo científico, dissertação ou tese] é ao mesmo tempo uma tarefa incrível e
árdua. Antes dos confetes e da bandeirada na linha de chegada haverá momentos
de euforia, reflexão, desânimo e desespero, não necessariamente nesta ordem.
Por isso, fizemos uma lista com algumas dicas para quem está percorrendo este
caminho:
1. NÃO PROCRASTINE
Parece mágica: é só sentar em
frente ao computador para escrever nosso trabalho que qualquer coisa na
internet ou na televisão se torna mais atraente e interessante. De vídeos de
humor no YouTube a chamadas sobre a Nana Gouveia no site da Globo. E é aí que
mora o perigo: o tempo passa, o prazo final se aproxima, e aquilo que poderia ter
sido escrito com calma e muito cuidado, acaba por ser escrito às pressas. A
dica aqui é uma só: disciplina. Organize seu tempo, estabeleça metas diárias,
semanais e mensais, e se policie. Está com bloqueio criativo? Fica encarando o
cursor piscando na tela em branco? Pare de pensar que seu trabalho necessita
ser escrito de forma linear, ou seja, do começo ao fim. Comece escrevendo
qualquer parágrafo, trecho ou parte que lhe vier à cabeça naquele momento. Você
irá perceber que após começar, uma ideia vai puxando outra, e o texto irá fluir
naturalmente.
2. NÃO SEJA PERDIDO
Uma frase repetida à exaustão em
palestras motivacionais para empresários é “para quem não sabe aonde quer
chegar, qualquer lugar servirá“. Pois esta ideia se aplica à elaboração do
seu trabalho acadêmico também. Depois de todo o trabalho de coleta e análise
dos dados, e com suas hipóteses e seus objetivos em mente, escreva suas
conclusões. As conclusões não devem ser a última parte a ser escrita. Devem ser
a primeira. Assim, é possível planejar todo o texto para que o mesmo conduza e
prepare o leitor para as conclusões. A definição das conclusões do trabalho
também poderá auxiliá-lo na redação de todo o texto, principalmente, na
discussão dos resultados.
3. NÃO ECONOMIZE NA LEITURA DE
ARTIGOS
Em primeiro lugar, ler mais irá
lhe auxiliar a escrever melhor. Você deve ouvir isso desde o ensino fundamental.
Acredite, é verdade. Além disso, ler vários artigos relacionados ao seu tema
irá lhe proporcionar maior segurança na discussão de seus resultados e outras
formas de observar seu problema de pesquisa. Dominar o assunto sobre você está
escrevendo e fundamental, por isso, não tenha preguiça de ler muitos artigos.
4. NÃO SUBESTIME A ABNT
Não existe nada mais chato que
formatar um texto segundo as normas da ABNT. Evite deixar para fazer isso
apenas após o término do trabalho, quando provavelmente estará cansado e sem
muita paciência. Aprenda as normas previamente e já escreva seu texto segundo
as mesmas, principalmente se você não utiliza um gerenciador de citações
bibliográficas, como o EndNote, o Mendely ou o Zotero. Descobrir os autores
das citações que você não colocou a referência enquanto escrevia pode levar um
bom tempo, o que torna a tarefa antiprodutiva.
5. NÃO ESPECULE
Evite generalidades, mas abuse
dos dados. Generalidades são boas para conversa de mesa de bar. Cada afirmação
do seu texto deve ser capaz de ser respaldada por dados, informações e
interpretações encontradas em artigos e textos de outros autores ou na sua
própria pesquisa. Não importa o que – ou quem – você usa para embasar suas
afirmações, nem que você referencie explicitamente cada afirmação, mas todas as
afirmações precisam ser suportadas de alguma forma.
6. NÃO COLOQUE EM SEU TEXTO ALGO QUE
NÃO SAIBA EXPLICAR
Se você que estudou aquele tema
durante meses, “viveu” seu trabalho, e escreveu o texto, não compreende
completamente o que algo significa, imagine quem está lendo seu trabalho.
Existe, portanto, uma enorme possibilidade da banca perguntar sobre isso. Se
for algo imprescindível ao trabalho, trate de estudar e dominar aquele assunto.
Caso contrário, não se complique à toa.
7. NÃO FAÇA UMA “COLCHA DE RETALHOS”
Escrever um trabalho acadêmico é
mais do que apenas fornecer informações ou opiniões de outros autores. Faça uma
discussão sobre estas informações, relacione-as com os seus resultados, com os
resultados de outros autores. Demonstre que você domina o assunto e que
consegue tornar o texto mais agradável, desenvolvendo um estilo próprio.
8. NÃO FIQUE COM APENAS DUAS
OPINIÕES
Terminou de escrever seu
trabalho? Depois de duas ou três leituras você e seu orientador provavelmente
não conseguirão encontrar mais nenhum erro. Parece que nós nos “acostumamos”
com eles. Por isso, peça para seus colegas de curso, seu vizinho, seu namorado,
sua tia lerem seu trabalho também. Cada pessoa que ler seu trabalho terá uma
visão diferente sobre o mesmo, baseada em sua história de vida e em seus
conhecimentos. Tenho certeza que você irá se surpreender com o resultado desta
dica.
9. NÃO CONFIE EM SEU COMPUTADOR
Tenha cópias do seu trabalho
impressas, em seu email, em HD externo e nas “nuvens” (Google Drive, Dropbox,
etc). A lei de Murphy é implacável com a pós-graduação,
portanto é melhor não arriscar. Também não confie em sua impressora na véspera
da entrega do trabalho. Se possível, termine e imprima seu trabalho com um dia
de antecedência para evitar surpresas desagradáveis.
10. NÃO BRIGUE COM SEU ORIENTADOR
Seu orientador não responde seus
e-mails, não atende suas chamadas, não lê seu texto e te bloqueou no Facebook.
É complicado, eu sei. Mas conte até dez e evite discutir desnecessariamente com
seu orientador, afinal, você depende dele. Na hora da defesa, ele pode comprar
sua briga ou te jogar para os leões. Pense nisso.
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