quinta-feira, 13 de março de 2014

OFICINA DE FILOSOFIA CIDADÃ



OFICINA DE FILOSOFIA CIDADÃ
Josenildo Santos de Souza.
Em janeiro de 2011
Ensino Fundamental e Médio.

TEMA: O AMOR PARA OS FILÓSOFOS
Objetivo
Introduzir o educando na critica de formulação do conhecimento e no debate divergente de ideias percebendo o processo dialético do ir e vir como uma diferença necessária e construtiva. 
Ferramentas didático diretiva:
1 – Uma escuta amorosa e paciente, que convida a fala do conhecimento.
2 – Permitir que nas conversas as diferenças de ponto de vista sejam admitidas e afirmadas. Não tentar concordar sempre. Que cada participante compreenda o processo de construção do conhecimento como doação, partilha e socialização.
3 – Aprender a questionar e expor as ideias como ponto de partida para  o filosofar no dia-a-dia.
4 – Cada um traz dentro de si um filósofo que pesquisa e questiona a realidade.

Objetivo:

Mostrar o amor como ponto de partida e processo de construção do conhecimento filosófico.

Roteiro Metodológico:

Dinâmica para distribuição dos grupos.
Confeccionar cores em número suficiente para a montagem e sorteio dos grupos.  Cada grupo deverá ter 05 (cinco) participantes. 
Inicialmente será escolhido um líder de cada grupo pelo(a) professor(a).
A formação e composição dos grupos será pelo sorteio das cores em grupo de cinco de uma mesma cor. Para o sorteio será necessário um saco preferencialmente preto ou uma caixa.
1 – Distribuir a sala em grupo. Cada grupo deverá selecionar uma música e providenciar a letra que tenha como tema o amor.
2 - Cada grupo escuta (se possível) a música e/ou lê a letra da música.  Depois conversar sobre as expectativas de cada um sobre o tema.
3 – Cada participante fala sobre o que entendeu do texto o amor.  Depois o grupo busca no dicionário as palavras para a elaboração do Glossário Individual de Filosofia do tema o amor
4 – A partir da leitura do texto, criar um “Painel dos Sonhos” do conhecimento filosófico.
5 – Perguntar o que cada um entende O que é o amor?
6 – Perguntar o que é o amor para os Filósofos? 
7 – Cada participante deverá trazer para a sala de aula uma pedra em tamanho pequeno. Deverá anotar o lugar, dia e hora da coleta da pedra. Deverá explicar por que escolheu a pedra. O que lhe chamou atenção para a escolha. Quando pensa na palavra ”Pedra“ o que lhe vem ao pensamento.
8 – Com ajuda do/a professor(a) deverá pesquisar o poema A pedra de Carlos Drummond de Andrade e trazer para a sala de aula.
9 – Atividade avaliativa: Ao final cada grupo deverá elaborar uma declaração de amor a “pedra” no sentido filosófico do conhecimento aprendido.

Material necessário:

Papel ofício, caneta, pincel, cartolina ou papel madeira, tesoura, cola, barbante, fita gomada.
Para citação bibliográfica: SOUZA, J.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário