OFICINA DE FILOSOFIA CIDADÃ
Josenildo Santos
de Souza.
Em janeiro de 2011
Ensino Fundamental e Médio.
TEMA: O AMOR PARA OS FILÓSOFOS
Objetivo
Introduzir o
educando na critica de formulação do conhecimento e no debate divergente de
ideias percebendo o processo dialético do ir e vir como uma diferença
necessária e construtiva.
Ferramentas didático diretiva:
1
– Uma escuta amorosa e paciente, que convida a fala do conhecimento.
2
– Permitir que nas conversas as diferenças de ponto de vista sejam admitidas e
afirmadas. Não tentar concordar sempre. Que cada participante compreenda o
processo de construção do conhecimento como doação, partilha e socialização.
3
– Aprender a questionar e expor as ideias como ponto de partida para o filosofar no dia-a-dia.
4
– Cada um traz dentro de si um filósofo que pesquisa e questiona a realidade.
Objetivo:
Mostrar
o amor como ponto de partida e processo de construção do conhecimento
filosófico.
Roteiro
Metodológico:
Dinâmica
para distribuição dos grupos.
Confeccionar
cores em número suficiente para a montagem e sorteio dos grupos. Cada grupo deverá ter 05 (cinco)
participantes.
Inicialmente
será escolhido um líder de cada grupo pelo(a) professor(a).
A
formação e composição dos grupos será pelo sorteio das cores em grupo de cinco
de uma mesma cor. Para o sorteio será necessário um saco preferencialmente preto ou uma caixa.
1
– Distribuir a sala em grupo. Cada grupo deverá selecionar uma música e
providenciar a letra que tenha como tema o amor.
2
- Cada grupo escuta (se possível) a música e/ou lê a letra da música. Depois conversar sobre as expectativas de
cada um sobre o tema.
3
– Cada participante fala sobre o que entendeu do texto o amor. Depois o grupo busca no dicionário as
palavras para a elaboração do Glossário Individual de Filosofia do tema o amor
4
– A partir da leitura do texto, criar um “Painel dos Sonhos” do conhecimento
filosófico.
5
– Perguntar o que cada um entende O que é o amor?
6
– Perguntar o que é o amor para os Filósofos?
7
– Cada participante deverá trazer para a sala de aula uma pedra em tamanho
pequeno. Deverá anotar o lugar, dia e hora da coleta da pedra. Deverá explicar
por que escolheu a pedra. O que lhe chamou atenção para a escolha. Quando pensa
na palavra ”Pedra“ o que lhe vem ao pensamento.
8
– Com ajuda do/a professor(a) deverá pesquisar o poema A pedra de Carlos
Drummond de Andrade e trazer para a sala de aula.
9
– Atividade avaliativa: Ao final cada grupo deverá elaborar uma declaração de
amor a “pedra” no sentido filosófico do conhecimento aprendido.
Material
necessário:
Papel
ofício, caneta, pincel, cartolina ou papel madeira, tesoura, cola, barbante,
fita gomada.
Para
citação bibliográfica: SOUZA, J.S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário