domingo, 13 de novembro de 2016

Relações Humanas e respeito às diferentes culturas serão debatidos em celebração do Dia Mundial da Filosofia

Em 2016, com o tema “Convivência: como somar num mundo em conflito”, data é comemorada em todo o país com apresentações artísticas, palestras, exposição fotográfica e painel.

O Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO, é celebrado todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro, para reforçar o valor necessário da filosofia para o desenvolvimento do pensamento em cada cultura e cada indivíduo, além de enfatizar, mais uma vez, a importância da formação humanista e ética na sociedade contemporânea. Neste ano a data será celebrada por meio de uma parceria entre Nova Acrópole e UNESCO no Brasil. 

No dia 12/11/2016 em Brasília, a partir das 10h, acontece um grande evento no Auditório 1 do Museu Nacional. Além da capital federal, outras 16 cidades (a saber: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Belém, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Manaus, Mossoró, Natal, Palmas, Recife, Rio Verde, São Luis e Teresina) também terão celebrações que acontecem no dia 19/11. Para a programação completa em cada uma das cidades acesse:  www.diamundialdafilosofia.com.br
 
O importante papel das relações humanas e do respeito entre diferentes culturas, povos e crenças para apoiar o desenvolvimento social, político e econômico é o tema a ser explorado neste ano. Essencialmente, o desenvolvimento se baseia na promoção da pessoa humana e do seu conjunto de relações, seja consigo mesma seja com a sociedade onde vive. São laços de confiança e respeito, empatia e ajuda mútua que permitem que as pessoas se unam em torno de projetos comuns que gerem civilidade e desenvolvimento em todos os campos.  

É na riqueza de trocas entre as pessoas que as ideias surgem, novos projetos nascem e é possível fazer a sociedade avançar em termos de conhecimento e progresso científico e tecnológico. O sectarismo e o isolamento acabam por gerar intolerância e conflitos que atrapalham o desenvolvimento das instituições. 

A celebração do Dia Mundial da Filosofia iniciou em agosto com o lançamento de um concurso nacional de fotografias com a temática da Convivência. As 20 melhores fotos serão expostas em diversas capitais e os três premiados serão anunciados no dia 12/11. Durante as celebrações, também foram beneficiados alunos da Fundação Educacional do Distrito Federal, que receberam palestras sobre o tema dadas pelos voluntários da Nova Acrópole. 

O evento em Brasília é apoiado também pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB e pelas Secretarias de Educação e de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF). Saiba mais sobre o evento de Brasília, pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/1176630689051054/
A participação em todo o evento é gratuita.  

Sobre Nova Acrópole:
Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 59 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos das obras clássicas sejam debatidos no mundo contemporâneo, por tratarem das grandes questões humanas, como convivência, civilidade, desenvolvimento das potencialidades individuais e a construção de uma sociedade melhor. 

Com este propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, desde 2005, Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil. Em 2016, Nova Acrópole mais uma vez promove as celebrações do Dia Mundial da Filosofia, dentro do espírito de gerar reflexão sobre os desafios vividos pelo homem e a mulher contemporâneos. 

Sobre a UNESCO: 
Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para construir a paz entre os povos, por meio de ações em educação, ciências, cultura e comunicação. 

No Brasil, a UNESCO atua em projetos para melhorar a qualidade da educação, erradicar a pobreza, promover o respeito aos direitos humanos, dar acesso à cultura e ao esporte, garantir direitos fundamentais e promover a cultura de paz. A UNESCO trabalha por meio de cooperação técnica, em parceria com os três níveis de governo – federal, estaduais e municipais -, a sociedade civil, as organizações não governamentais, as universidades e o setor privado. 

A UNESCO tem convicção no poder da educação, da cultura e da ciência, como instrumentos que podem contribuir para a humanização das pessoas e para a construção de uma convivência respeitosa e pacífica, que nos permita avançar sempre na direção de uma vida melhor para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário