No dia 10 de novembro aconteceu o Colóquio De onde
são, a quem representam e o que fazem os pesquisadores que atuam em
Projetos de Desenvolvimento na Amazônia? - Caso das Hidrelétricas do
Madeira. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas
em Educação Superior (GEPES) da Fundação Universidade Federal de
Rondônia (UNIR), como ação do Observatório Educação Superior e
Desenvolvimento. O evento acontecerá no Auditório do Núcleo de Ciências
Sociais Aplicadas (NUCSA ), no Campus de Porto Velho.
A parte da manhã, de 8h às 11h30, foi destinada para a
apresentação da abordagem metodológica e resultados parciais no contexto
do projeto. Apresentado pelas acadêmicas de iniciação científica,
bolsistas PIBIC-CAPES 2015-2016, Renata Nobre e Jarede Maedrei (Curso de
Pedagogia) e Elziane Sousa (Curso de História).
O turno da tarde, de 14h30 às 17h, terá a apresentação da análise de
Redes, a partir dos achados de pesquisa, discussão sobre atores,
políticas para o desenvolvimento e o papel da Comunidade Científica na
Amazônia Brasileira, com a participação dos docentes e pesquisadores
Walterlina Brasil (GEPES) e Osmar Siena (PPGMAD).
A professora Walterlina Brasil destaca que participar do evento é
“importante para pessoas que buscam conhecer abordagens metodológicas
voltadas as ciências socioambientais, bem como interesse em dados sobre
temas estratégicos para o desenvolvimento regional e sobre a formação da
comunidade científica na Amazônia”.
O evento divulga atividade do GEPES no Projeto “Rede cooperativa de
pesquisa e formação de recursos humanos para o estudo dos impactos dos
empreendimentos hidrelétricos na Amazônia sobre recursos pesqueiros e a
pesca com enfoque ecossistêmico” (UFPA, UFT, UFAM e UNIR em cooperação
internacional), aprovado para financiamento em 2013 por meio do PROGRAMA
PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE. EDITAL N. 047 / 2012.
Na UNIR, o Projeto Geral é coordenado pela professor doutora Carolina
Dória. O Colóquio será aberto ao público e haverá Declaração de Participação emitido pelo GEPES.
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