domingo, 13 de novembro de 2016

Colóquio discute a atuação de pesquisadores em Projetos de Desenvolvimento na Amazônia


No dia 10 de novembro aconteceu o Colóquio De onde são, a quem representam e o que fazem os pesquisadores que atuam em Projetos de Desenvolvimento na Amazônia? - Caso das Hidrelétricas do Madeira. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como ação do Observatório Educação Superior e Desenvolvimento. O evento acontecerá no Auditório do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA ), no Campus de Porto Velho.

A parte da manhã, de 8h às 11h30,  foi destinada para a apresentação da abordagem metodológica e resultados parciais no contexto do projeto. Apresentado pelas acadêmicas de iniciação científica, bolsistas PIBIC-CAPES 2015-2016, Renata Nobre e Jarede Maedrei (Curso de Pedagogia) e Elziane Sousa (Curso de História).

O turno da tarde, de 14h30 às 17h, terá a apresentação da análise de Redes, a partir dos achados de pesquisa, discussão sobre atores, políticas para o desenvolvimento e o papel da Comunidade Científica na Amazônia Brasileira, com a participação dos docentes e pesquisadores Walterlina Brasil (GEPES) e Osmar Siena (PPGMAD).

A professora Walterlina Brasil destaca que participar do evento é “importante para pessoas que buscam conhecer abordagens metodológicas voltadas as ciências socioambientais, bem como interesse em dados sobre temas estratégicos para o desenvolvimento regional e sobre a formação da comunidade científica na Amazônia”.

O evento divulga atividade do GEPES no Projeto “Rede cooperativa de pesquisa e formação de recursos humanos para o estudo dos impactos dos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia sobre recursos pesqueiros e a pesca com enfoque ecossistêmico” (UFPA, UFT, UFAM e UNIR em cooperação internacional), aprovado para financiamento em 2013 por meio do PROGRAMA PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE. EDITAL N. 047 / 2012. Na UNIR, o Projeto Geral é coordenado pela professor doutora Carolina Dória. O Colóquio será aberto ao público e haverá Declaração de Participação emitido pelo GEPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário