domingo, 4 de dezembro de 2016

Seminário na UFPA discute relações sociais mediadas pelas imagens

Seminário na UFPA discute relações sociais mediadas pelas imagens


O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, o Seminário “Ética e sociedade: reflexões sobre a arte e sobre a paz”, no auditório da CNBB. O evento contará com a participação dos professores Aníbal Fornari (Universidade Católica de Santa Fé/Argentina), Abílio Hernandes Cardoso (Universidade de Coimbra) e Rita Capucho (Avanca Cinema International Festival/Universidade de Coimbra). O evento terá entrada franca e será aberto a todos os interessados.
O seminário tem como objetivo debater como, diante dos desafios existentes em torno de relações sociais mediadas pelas imagens e em meio à crescente violência social no mundo contemporâneo e no Brasil, se expressam as respostas da arte e dos artistas. O seminário pretende, ainda, colaborar para a discussão acerca do estatuto da imagem em sua relação com a religiosidade e com a não violência como experiência existencial do ser humano.
“O evento busca mostrar que medida o cinema, a fotografia, a música e outras manifestações estéticas podem concorrer para o alcance da paz, da alegria, da harmonia e da dialogia nas relações dos seres humanos uns com os outros, consigo mesmos e com a natureza”, ressalta a professora Kátia Mendonça, coordenadora do projeto.
Palestrantes - Os palestrantes convidados para o evento, todos, têm trabalhos relacionados ao cinema, sendo que Rita Capucho é cineasta e coordenadora do Festival Acima. Anibal Fornari é um grande fenomenólogo e filósofo argentino, trabalhando com uma filosofia da arte.
Todos estão intimamente conectados com a linha de pesquisa do PPGSA: Ética, Trabalho e Sociabilidades.  A coordenação do evento pretende que a presença dos convidados impulsione os trabalhos do Grupo de Pesquisa Arte, Ética Imagem e Sociedade, coordenado, também, pela professora Kátia Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário