sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Professores da Ufam participam de reunião no CMA para fomentar parcerias

Representantes da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estiveram presentes em uma reunião realizada no dia 14 de novembro, no Comando Militar da Amazônia (CMA), para tratar sobre possíveis parcerias acadêmico-científicas com as Forças Armadas. Os pesquisadores foram recebidos pelo comandante militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, e os Generais de Brigada Antônio Manoel de Barros e Edson Skora Rosty.


Na ocasião o General Miotto propôs fomentar as ações de assistência, ensino e pesquisa na Amazônia por meio de parcerias com os Programas de Residências em Saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e a Faculdade de Estudos Sociais (FES), levando assistência à saúde e cursos de capacitação nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, na Modalidade à Distância (EaD).

Os professores da Ufam Tristão Sócrates Baptista Cavalcanti e Jean Serrão comentaram que “a parceria trará grandes benefícios à população que reside em locais de difícil acesso no interior da Amazônia, o que inclui as populações tradicionais, levando educação e assistência à saúde ao interior do Amazonas”.

O professor do Curso de Economia, da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA, Laércio Augusto Guedes de Almeida, ex-tenente do Exército, afirmou que “as ações entre as parceiras devem ser conjuntas, e que a sociedade beneficiada só tem a ganhar”. A opinião do docente também foi compartilhada pelo professor Juscimar Carneiro Nunes, da Faculdade de Medicina da Ufam. “As parcerias entre as universidades e as Forças Armadas trarão oportunidades inovadoras nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e extensão, por meio do HUGV, Ufam e UEA. Como exemplo, poderemos atuar com os residentes da área de saúde do HUGV em equipes multidisciplinares, oferecendo um atendimento global à população onde ela mais precisa e tendo uma oportunidade fantástica de formação para os residentes. É claro que estamos apenas iniciando os estudos necessários. É um projeto que demanda planejamento e parceria, mas as possibilidades são excelentes”, afirma.

Atualmente o HUGV possui 25 programas de residência médica, com 163 residentes no total, além de dois programas de residência multidisciplinar e três programas de residência unidisciplinar, que juntos atendem 52 residentes de diversas áreas da saúde, como enfermagem, psicologia, odontologia, assistência social, nutrição, farmácia, educação física, fisioterapia, entre outras. 
Fonte: Ascom Ufam

Nenhum comentário:

Postar um comentário