segunda-feira, 3 de abril de 2017

Potenciais empreendedores da Incubadora do Inpa participam de workshop de sensibilização


Plano de desenvolvimento para a empresa, orientação e capacitação empresarial, estrutura física e demais vantagens de se fazer parte da equipe da Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Estes foram alguns dos suportes apresentados aos cerca de 200 possíveis novos empreendedores que participaram do Workshop de Sensibilização de Potenciais Empreendedores.   

O workshop faz parte da programação do Edital 001/2017, que está com inscrições abertas até o dia 6 de abril para selecionar cinco novos empreendimentos para a Incubadora do Inpa.  

Para a coordenadora da Extensão Tecnológica e Inovação, Noélia Falcão, a finalidade do workshop foi alcançada. “Esperávamos mais ou menos umas 80 pessoas, mas o número de participantes foi bem acima do esperado, e eu fico feliz com isso”, comemorou a coordenadora.

Ela acredita que nem todos os participantes irão se inscrever para concorrer ao edital, talvez por não terem o perfil, mas aqueles que estiverem aptos a se candidatar a uma das cinco vagas, terão o privilégio de ter uma banca composta por especialistas e com o critério da imparcialidade.

No wokshop, que aconteceu, na última terça-feira (28), no Auditório do Bosque da Ciência, os participantes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre o processo de seleção e esclarecer as possíveis dúvidas sobre os trâmites do processo de incubação no Inpa.

As futuras empresas selecionadas ficarão incubadas por um prazo de até três anos, podendo ser renovado por mais um ano. O resultado das inscrições válidas está previsto para o dia 7 de abril.

Durante o evento, representantes da empresa Manahh, que atua na produção da sopa creme de piranha (tecnologia desenvolvida no Inpa e licenciada para a empresa), compartilharam as experiências vivenciadas ao longo do primeiro ano de incubação no Inpa. A empresa foi incubada em 2016. 

As histórias de sucesso serviram para incentivar o estudante Willian da Silva, interessado em incubar sua empresa voltada para área de tecnologia agrícola. “foi muito bom ter participado do workshop e tirei algumas dúvidas com relação ao edital”, disse o estudante, acrescentando estar confiante de que conseguirá com o apoio do Inpa agregar ainda mais fortalecimento para sua empresa.

Empresa graduada

A empresa Amazônia Socioambiental, que passou pelos três anos de incubação no Inpa e conseguiu excelentes resultados, recebeu o certificado de Empresa Graduada.

Durante o período de incubação, a empresa, que é organizada como um escritório de gerenciamento de negócios e projetos socioambientais e atende demandas de pesquisa e desenvolvimento na região amazônica, compartilhou as estruturas físicas do prédio da Incubadora e recebeu mentoria da equipe da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti).

Foi a primeira organização a utilizar na modalidade residente o sistema compartilhado de incubação de empresas de base tecnológica do Inpa. Desde 2013, a empresa tem se destacado em iniciativas internacionais, como ocorreu no Salão de Negócios Criativos, e, no Amazonas, pelas iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. 
Fonte:Ascom INPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário