quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Fórum da Juventude MAB 2017 está comprometido com o desenvolvimento sustentável

Reserve as datas: 18 a 23/09/2017 na Reserva da Biosfera Po Delta, na Itália. Os jovens são o futuro das Reservas da Biosfera e devem ser ouvidos para as definições de seus territórios e de seu engajamento no Programa O Homem e a Biosfera (MAB, na sigla em inglês) da UNESCO.

O Secretariado do MAB oferece, em colaboração com o Escritório Regional localizado em Veneza, uma oportunidade para os jovens - que se importam com os territórios especiais nos quais vivem - se tornarem ativos no Programa MAB e contribuírem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, em acordo com o Plano de Ação de Lima. 

Anunciado pela primeira vez durante o 4º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera em Lima, no Peru, o fórum foi ovacionado de pé. Ele será realizado entre os dias 18 e 23/09/2017 no coração da Reserva da Biosfera Po Delta. Os cinco dias de evento serão organizados em sessões plenárias e paralelas, que acontecerão em diversos locais simbólicos de Po Delta para encorajar as trocas entre participantes e os atores do território. 

Em breve, uma consulta online de larga escala entre os agentes jovens do MAB será realizada, proporcionando aos jovens uma oportunidade para a definição de suas expectativas e as questões que serão debatidas durante o Fórum. No momento, foram identificadas três áreas temáticas em torno das quais se deve desenvolver a preparação e a implementação do Fórum:
  • A contribuição da juventude para a vida das Reservas da Biosfera
  • Pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento sustentável das Reservas da Biosfera
  • Um futuro sustentável para a juventude das Reservas da Biosfera
O Fórum é destinado a jovens entre 18 e 30 anos que moram ou trabalham em Reservas da Biosfera, ou que estudam ou conduzem pesquisas nessas áreas. Os participantes serão nomeados pelos respectivos gerentes/coordenadores das Reservas da Biosfera e apoiados pelos Comitês Nacionais do MAB. 

Os organizadores promoverão a paridade de gênero dos participantes do Fórum de maneira geral e em cada uma das três áreas temáticas do evento. As três principais categorias de participantes a seguir também devem ser igualmente representadas:
  1. Jovens ativos na sociedade civil (associações) de seus territórios
  2. Jovens que estudem/pesquisem seus territórios
  3. Jovens que ganham seu sustento nas Reservas da Biosfera
É necessário um bom conhecimento de inglês, uma vez que este será o idioma utilizado em todas as atividades do Fórum. 

Graças ao apoio financeiro da UNESCO e da Fundação Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo, os organizadores do Fórum poderão cobrir os custos de viagem de até 100 participantes, especialmente aqueles de países e ilhas menos desenvolvidos ou em desenvolvimento. Além disso, a Organização pagará também pelos custos de acomodação de até 250 participantes. 

Potenciais participantes estão convidados a preencher o formulário de candidatura pelo link http://www.MYForum2017.com, anexando uma carta de motivação e uma carta de recomendação/apoio de sua Reserva da Biosfera. 

Jovens Embaixadores do MAB (idealmente, um por região do mundo) serão designados ao final do Fórum e encarregados de: representar a comunidade Jovem MAB durante o Fórum da Juventude da UNESCO 2017, em Paris; e apresentar as mensagens do Fórum ao Conselho de Coordenação Internacional do Programa MAB em junho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário