quarta-feira, 8 de agosto de 2018

MPF participa de debate sobre desaparecimento e tráfico de pessoas no AM


Quatro pessoas sentadas à mesa, com slides ao fundo.
Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas participou de evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), destinado a discutir o desaparecimento e o tráfico de pessoas no Brasil. O debate foi realizado no dia 31 de julho no auditório do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), em Manaus.
O CFM, em conjunto com os conselhos regionais, promoveu uma mobilização em todo o País com palestras para tratar da problemática, após divulgação de pesquisa pela autarquia, indicando que mais de 35 mil crianças desaparecem no Brasil anualmente.
Na ocasião, o procurador da República Edmilson da Costa Barreiros Júnior palestrou sobre a atuação do MPF nessas questões e contribuiu com reflexões acerca da necessidade de conscientização e de combate ao tráfico humano.
"A sociedade em geral não se conscientizou, ainda, do grande mal que se constitui o delito de tráfico humano. Ainda é alta a desinformação. Os índices de denúncias são subestimados. Sociedade civil e poderes públicos devem unir seus melhores esforços para o enfrentamento, a prevenção e o acolhimento das vítimas", ressaltou o procurador.
Entre as preocupações expostas pelos participantes do evento também está a demora de até 48 horas no atendimento das denúncias de desaparecimento, o que retarda as buscas e diminui as chances de resgate.
Também participaram do evento o secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva, o presidente do Cremam, José Bernardes Sobrinho, além de representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Comitê Cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário