Em reunião realizada na tarde desta
sexta-feira, 13, aconteceu no gabinete da reitoria, reunião de
implementação do Sistema de Telessaúde da Universidade Federal do
Amazonas (Ufam). O objetivo do Sistema é conectar os serviços de
atendimento de perícia médica em todas as Unidades da Universidade.
De acordo com o médico Pedro Elias, da
Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam, o provimento do Sistema
de Telessaúde será incluído no Programa Ufam Saúde, em que abarca
atividades de diagnóstico e assistência médica voltada para o servidor,
principalmente para aquele servidor lotado nos cinco campis
do interior do Estado. Segundo Elias, o funcionamento do Sistema tem
prazo previsto de uma semana, em que realizará sua primeira atividade em
perícia médica a distância.
Os próximos passos, segundo Elias, serão as teleassistências com consulta especialistas médicas da Universidade para
os servidores, conforme a política de atendimento do Sistema Único de
Saúde (SUS), e outras ações que decorrerão este ano e, em 2019. O médico
destaca o Programa de Teledermatologia, focado na prevenção no câncer
de pele, cuja incidência é alta no Estado do Amazonas.
“O Sistema de Telessaúde tem como, um dos
principais objetivos, encurta distancias num Estado, e a Universidade
esta presente há um tempo nos principais municípios localizados nas
calhas de nossos rios que vai permitir que a Instituição possa prestar
serviços utilizando a informática moderna”, disse o médico.
A
coordenadora acadêmica do Instituto de Saúde e Biotecnologia/Unidade
Coari, professora Tânia Custódio, acredita que será benéfico à
implantação da perícia médica por vídeoconferência naquela Unidade
Acadêmica, em razão do deslocamento ocorrer prioritariamente por lancha.
“A gente perde um dia para vim, um dia para voltar, além do desperdício
de dinheiro e, principalmente, de tempo, porque são dois dias que ele
terá que tirar da semana em que não poderá trabalhar”, comenta a
docente.
“No município, o sistema de
vídeoconferência ajudará o servidor para que consiga ter suas demandas
de saúde atendidas de forma mais rápida, evitando o deslocamento para
Manaus”, completa Custódio.
O diretor do Departamento de Saúde e
Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DSQV/Progesp),
Ronaldo Bastos, garante que a partir da implementação de atendimento por
meio do sistema de videoconferência permitirá ampliar o atendimento no
Centro de Atenção Integral ao Servidor (Cais), integrando outros
especialistas membros da comunidade acadêmica.
O responsável pela implementação operacional, o analista em TI, Erivan Souza, do Centro de Tecnologia da Informação
e Comunicação (Cetic) da Ufam, assegura que qualquer ação para
desenvolver são necessários equipamentos de vídeoconferencia, conforme o
aspecto tecnológico. Souza garante que nos próximos dias, será
instalado equipamentos de ponta no Centro de Atenção Integral ao
Servidor (Cais).
“A questão primordial quanto à conectividade com os cinco campis está
praticamente resolvida, a partir da implementação do Sistema de
Telessaúde exigirá uma internet de ponta e banda larga com velocidade
suficiente para efetivar as videoconferências que há anos era problema
na Universidade”, finaliza o Souza.
Estiveram presente na Reunião do Sistema
de Telessaúde, o magnífico reitor, professor Sylvio Puga, o médico Pedro
Elias da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam, o médico
Jorge Massulo do Subsistema Integrado de Atenção à Saude do Servidor
(SIASS), dentre outros.
Fonte: AscomUfam
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