domingo, 15 de julho de 2018

Sistema de Telessaúde será implementado aos servidores da Ufam

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 13, aconteceu no gabinete da reitoria, reunião de implementação do Sistema de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).   O objetivo do Sistema é conectar os serviços de atendimento de perícia médica em todas as Unidades da Universidade.

De acordo com o médico Pedro Elias, da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam, o provimento do Sistema de Telessaúde será incluído no Programa Ufam Saúde, em que abarca atividades de diagnóstico e assistência médica voltada para o servidor, principalmente para aquele servidor lotado nos cinco campis do interior do Estado. Segundo Elias, o funcionamento do Sistema tem prazo previsto de uma semana, em que realizará sua primeira atividade em perícia médica a distância.

Os próximos passos, segundo Elias, serão as teleassistências com consulta especialistas médicas da Universidade para os servidores, conforme a política de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e outras ações que decorrerão este ano e, em 2019. O médico destaca o Programa de Teledermatologia, focado na prevenção no câncer de pele, cuja incidência é alta no Estado do Amazonas.  

“O Sistema de Telessaúde tem como, um dos principais  objetivos, encurta distancias num Estado, e a Universidade esta presente há um tempo nos principais municípios localizados nas calhas de nossos rios que vai permitir que a Instituição possa prestar serviços utilizando a informática moderna”, disse o médico.

A coordenadora acadêmica do Instituto de Saúde e Biotecnologia/Unidade Coari, professora Tânia Custódio, acredita que será benéfico à implantação da perícia médica  por vídeoconferência naquela  Unidade Acadêmica, em razão do deslocamento ocorrer prioritariamente por lancha. “A gente perde um dia para vim, um dia para voltar, além do desperdício de dinheiro e, principalmente, de tempo, porque são dois dias que ele terá que tirar da semana em que não poderá trabalhar”, comenta a docente.

“No município, o sistema de vídeoconferência ajudará o servidor para que consiga ter suas demandas de saúde atendidas de forma mais rápida, evitando o deslocamento para Manaus”, completa Custódio.

O diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DSQV/Progesp), Ronaldo Bastos, garante que a partir da implementação de atendimento por meio do sistema de videoconferência permitirá ampliar o atendimento no Centro de Atenção Integral ao Servidor (Cais), integrando outros especialistas membros da comunidade acadêmica.  

O responsável pela implementação operacional, o analista em TI, Erivan Souza, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic) da Ufam, assegura que qualquer ação para desenvolver são necessários equipamentos de vídeoconferencia, conforme o aspecto tecnológico. Souza garante que nos próximos dias, será instalado equipamentos de ponta no  Centro de Atenção Integral ao Servidor (Cais).

“A questão primordial quanto à conectividade com os cinco campis está praticamente resolvida, a partir da implementação do Sistema de Telessaúde exigirá uma internet de ponta e banda larga com velocidade suficiente para efetivar as videoconferências que há anos era problema na Universidade”, finaliza o Souza.

Estiveram presente na Reunião do Sistema de Telessaúde, o magnífico reitor, professor Sylvio Puga, o médico Pedro Elias da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam, o médico Jorge Massulo do Subsistema Integrado de Atenção à Saude do Servidor  (SIASS), dentre outros.
Fonte: AscomUfam

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