segunda-feira, 10 de julho de 2017

Reitor reúne gestores em primeiro encontro de trabalho para diagnosticar a realidade da Ufam

No primeiro dia oficial como reitor da Universidade Federal do Amazonas, o professor Sylvio Puga recebeu, na manhã desta quinta-feira, 6, na sala de reuniões do gabinete, toda sua equipe diretores de Unidades Acadêmicas e Pró-reitores para proceder às primeiras orientações sobre o início da nova gestão. Presentes ao encontro estavam, também, o vice-reitor, professor Jacob Cohen e o representante da UFAM em Brasília, professor José Leite Saraiva. 

Puga iniciou os trabalhos pedindo aos gestores para que se apresentassem aos demais e fizessem uma avaliação de como se encontram seus respectivos setores. Solicitou ainda, que eles expusessem demandas as quais se mostram emergenciais. 

"Nosso foco é oportunizar a gestão participativa, ouvir e discutir junto à equipe, soluções viáveis, que podem ser implementadas num curto ou médio espaço de tempo. Queremos garantir o fluxo de funcionamento das Unidades Acadêmicas e dos diversos setores administrativos da Instituição", afirmou. 

Tópicos como a manutenção da infraestruturura das Unidades, ampliação do quadro funcional e fortalecimento das políticas de cursos de graduação, pós-graduação e extensão foram abordados e respondidos pelo reitor, com a afirmativa de compromisso de serem viabilizados mediante acionamento do Ministério da Educação ou Ministério da Saúde, quando necessário. Nesse último caso, a demanda é acerca da necessidade de profissionais da Saúde que tenham relação com o Ensino em Faculdades como Odontologia, Enfermagem e Medicina, por exemplo.   
  
Boas notícias 
A partir dos pedidos apresentados pelos gestores, o reitor e vice-reitor tiveram a oportunidade de publicizar boas notícias, a exemplo das Faculdades de Direito, de Comunicação e Informação e a de Letras que caminham para a ampliação de suas atividades. 

As duas primeiras estão constituindo a sua Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) visando à instalação de seus Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado e a última, que já conta com seu Doutorado Interinstitucional (Dinter) avalizado junto à Universidade de Brasília. 

Do interior, a boa nova vem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) que será beneficiada com uma iniciativa do Exército Brasileiro, com o seu Programa Amazônia Conectada, que se resume à instalação da internet de 100 megas que permitirá, entre outras possibilidades, de ampliar até mesmo o aperfeiçoamento dos estudantes e professores na modalidade a distância. 
Fonte: Portal da Ufam

Nenhum comentário:

Postar um comentário